O filme Oppenheimer foi o grande vencedor da noite dos prémios de Cinema de Hollywood, quase a cumprir cem anos! O filme de Christopher Nolan leva para casa sete prémios, entre eles o de melhor filme, melhor ator (Cillian Murphy), melhor ator secundário (Robert Downey Jr.) e melhor realizador (Christopher Nolan). O drama, que conta a história do físico norte-americano Robert Oppenheimer, conhecido como o ‘pai da bomba atómica’, não se deixou ficar para trás, apesar dos duelos de bilheteira com Barbie e toda a ‘barbiemania’ gerada. Este é, ainda, o primeiro óscar de Robert Downey Jr., que já havia sido nomeado no passado, facto que o ator agradeceu em palco: “Gostaria de agradecer à minha infância terrível e à Academia, por essa ordem”, disse, acrescentando: “Precisava mais deste trabalho do que ele precisava de mim” — lemos no The Guardian. O filme de Nolan também ganhou os prémios da Academia que distinguem a melhor edição, fotografia e banda sonora.
Por seu turno, a atriz Emma Stone, visivelmente emocionada, subiu ao palco para receber o prémio de melhor atriz principal pela sua atuação em Poor Things. Esta é a segunda vez que Stone leva para casa a estatueta dourada (La La Land, 2017), num filme que foi agraciado ainda com os Óscares de melhor design de produção, melhor design de guarda-roupa e melhor makeup & hairstyling. Notável, foi ainda a subida ao palco, logo ao início da noite, de Da’Vine Joy Randolph que ganhou o prémio de melhor atriz num papel secundário com The Holdovers. O êxito de bilheteira Barbie marcou presença com o desempenho de Ryan Gosling e a vitória de Billie Eilish para melhor canção original.
O apresentador dos Óscares, Jimmy Kimmel, animou a noite das estrelas de Hollywood, não sem um ‘recado’ para Donald Trump, que havia insultado o ator/comediante nas redes sociais: “Disseram-me que tínhamos um minuto extra e estou muito orgulhoso com algo e gostaria de saber se poderia partilhá-lo convosco. Acabei de receber uma crítica”, disse Kimmel, antes de pegar no telemóvel para ler em voz alta o post de Trump no ‘Truth Social’.
Música, cenários, discursos, desfile de celebridades e emoções ao rubro resumem mais uma noite dedicada ao melhor da Sétima Arte, naquela que é já uma das noites mais esperadas do ano para todos os amantes e protagonistas do Cinema.