O Palácio de Congressos NAU Salgados, em Albufeira, recebeu a primeira cerimónia dedicada exclusivamente ao nosso país — “Gala Michelin Star Revelation Portugal” —empurrando orgulhosamente Portugal para os grandes palcos da cozinha internacional, como reconhecimento do seu potencial enquanto destino gastronómico.
A seleção de 2024 do Guia Michelin trouxe muitas novidades e consagrações, num total de 172 restaurantes, dos quais oito com duas Estrelas Michelin, 31 com uma Estrela Michelin, cinco espaços reconhecidos com a Estrela Verde Michelin e 32 com Bib Gourmand, para além de 96 restaurantes recomendados.
Na lista das distinções, foram vários os restaurantes que viram renovada a almejada estrela, numa clara evidência do reconhecimento do trabalho de excelência que têm apresentado. É o caso do restaurante LOCO (Lisboa), liderado pelo chef Alexandre Silva, do restaurante Mesa de Lemos (Viseu), by chef Diogo Rocha, do restaurante Vila Foz (Porto), cuja cozinha tem aos comandos o chef Arnaldo Azevedo, do restaurante Le Monument (Porto), liderado pelo chef Julien Montbabut e do restaurante Feitoria (Lisboa), conduzido pelo chef André Cruz.
O Mesa de Lemos renova ainda a Estrela Verde Michelin, que premeia as boas práticas ambientais do restaurante.
Durante a noite foram apresentadas as novas estrelas, num momento marcado por uma boa dose de emoção. O famoso Ó Balcão, em Santarém, do chef Rodrigo Castelo, é uma das grandes surpresas desta gala e conquista a sua primeira Estrela Michelin, a par da Estrela Verde Michelin, que se junta, assim, ao lote da excelência máxima no nosso país. Estas distinções são o exemplo do que melhor se faz em Portugal no panorama gastronómico.