Sophia Webster, uma visionária designer de calçado, transformou o símbolo delicado da borboleta numa assinatura inconfundível que conquistou o mundo da moda. Com raízes na África do Sul e uma formação artística consistente, Sophia mergulhou profundamente na resiliência e na beleza da Natureza, traduzindo essas qualidades em verdadeiras obras de arte. Dos corredores do Royal College of Art até aos pés de celebridades e clientes em todo o mundo, Sophia prova que os sonhos podem ganhar asas e voar bem alto.
Há percursos notáveis e este é um deles. Às vezes, basta um sonho e muita força de vontade para vencer. Foi o que aconteceu com Sophia Webster, que desde cedo conquistou as clientes mais requintadas e exigentes de todo o mundo tendo a borboleta como símbolo. Poderosa representação da vida, da resiliência, da esperança, da alegria e da liberdade, as borboletas desempenharam um papel importante no trabalho desta estilista no Royal College of Art, onde desenhou a icónica silhueta Chiara 3D Butterfly. A designer sonhava criar a sua própria marca e sabia que precisava de uma silhueta memorável, o que a levou a desenhar umas sandálias com asas de borboleta no calcanhar. A borboleta também possui uma ligação especial à avó, que, ao falecer, deixou uma caixa de cartas antigas adornadas com autocolantes e frases sobre borboletas. A avó, refugiada de guerra, simbolizava em si mesma uma borboleta, pois, apesar do enorme trauma que sofrera, conseguira adaptar-se e transformar-se para sobreviver, tal como a lagarta que se transforma numa magnífica borboleta. A tia encontrou também um relógio do avô da designer com uma inscrição do marajá de Johor, destinada ao capitão Cayley-Webster. Após alguma investigação, Sophia apercebeu-se de que o bisavô havia sido um explorador que descobrira… borboletas!
Anos depois de estabelecer os seus sapatos de borboleta, Sophia lançou a sua empresa em setembro de 2012. A coleção de estreia, primavera-verão 2013, foi um sucesso imediato, valendo-lhe o prémio Condé Nast Emerging Shoe Designer of the Year e o British Fashion Award em 2013. Começou a desenhar sapatos após terminar os estudos na London School of Art, tendo a escultura como paixão. Antes disso, frequentou a Camberwell School of Art, tendo tido aulas de desenho. Mais tarde, e sob a mentoria do designer de calçado Nicholas Kirkwood, aprendeu tudo sobre a indústria. Aproveitou ao máximo os estágios, trabalhos como freelancer e colaborações com outras marcas, tendo acumulado experiência em pequenas empresas de calçado, para aprender tudo sobre design, fabrico e luxo. A experiência revelou-se de tal forma positiva que hoje recomenda aos aspirantes a empresários criativos que aprendam com os outros, afirmando que entrar na indústria antes de lançar a própria marca foi inestimável. Em 2016, tornou-se a primeira designer de calçado feminina a receber o prestigiado prémio Vogue Fashion Fund. E, no verão de 2019, recebeu um doutoramento honorário em design pela Universidade de Montfort, em reconhecimento da sua contribuição significativa para o design de calçado. Apesar de não ter referências de moda na família, Sophia desenvolveu uma obsessão por séries adolescentes da Nickelodeon e pelas Spice Girls, que influenciaram o seu gosto pela moda e a introduziram ao feminismo. Anos mais tarde, a colaboração com as Spice Girls para a digressão de reencontro seria um marco, assim como o momento em que Rihanna, uma das suas artistas favoritas, usou um modelo da sua primeira coleção. Taylor Swift, Sarah Jessica Parker, Katy Perry e Scarlett Johansson, e, mais recentemente, Heidi Klum são algumas das estrelas que também adotaram o seu calçado. Diz-se que, na atualidade, não há nenhuma celebridade que não tenha usado um par de sapatos Sophia Webster.
Inspirada pela Natureza, arte, música e cinema, Sophia traduz o seu conhecimento de escultura em designs coloridos e divertidos, quase pequenas obras de arte. Entre as suas inovações, destaca-se a linha de calçado Upcycled, que reutiliza materiais de coleções anteriores para criar novos designs. Sophia Webster foi também pioneira na inclusão, ao lançar a linha Extended Sizes, que oferece calçado feminino até ao tamanho 46. Atualmente, a marca Sophia Webster é toda uma referência para milhões de mulheres e caracteriza-se por criações alegres, coloridas, hiperfemininas e confortáveis. O motivo da borboleta tem sido tão significativo que, inspirado num dos modelos mais emblemáticos, a sandália Chiara, a marca apoia uma fundação para a conservação de borboletas em vias de extinção.
“As borboletas nunca deixam de me surpreender. Não são apenas as cores infinitamente deslumbrantes das suas asas que considero inspiradoras, mas também o processo de paciência e luta para se transformarem de lagartas em belas borboletas. É, por isso, com grande prazer que apoio, pelo segundo ano consecutivo, a Butterfly Conservation”, afirma Sophia, criando um impacto positivo.
Os seus designs funcionais e esculturais têm evoluído com a sua vida, lançando coleções específicas de noiva, sabrinas e calçado infantil conforme os seus marcos pessoais. Ao chegar ao topo do mundo do calçado, Sophia escreveu e lançou, em outubro passado, um livro intitulado Oh My Gosh, I Love Your Shoes. Hoje, os sapatos de Sophia Webster são vendidos em mais de duzentas lojas de luxo, incluindo Selfridges, Net-a-Porter, Saks e Harvey Nichols.
A marca Sophia Webster é já um pequeno império, gerido como uma empresa familiar, com o marido a ocupar o cargo de diretor-executivo. As suas criações são aclamadas por celebridades e stylists de todo o mundo, tendo o seu nome tornando-se sinónimo de sapatos ecléticos, coloridos e muito alegres.