PUB
                             
Tendências / Desfiles - 07.01.2020

Eis uma complicação fascinante e útil, raramente encontrada num relógio de pulso: a função de alarme. Os relógios que os possuem podem funcionar como despertadores ou simplesmente fornecer lembretes de tarefas e compromissos. Porém, Cyrus, marca de nicho sofisticada com o seu próprio fabrico independente em Le Locle, Suíça, conhecida pela criação de relógios com arquiteturas e movimentos originais e de vanguarda, escolheu a “complicação” alarme como protagonista do seu "Klepcys Alarm", um exercício de estilo adicional que a maison continua a dominar com sucesso.

O criador do Cyrus "Klepcys Alarm", um relógio superlativamente fabricado com uma interpretação incomum da função de alarme que incorpora o toque típico do repetidor de minutos, é Jean-François Mojon, um dos relojoeiros mais talentosos da atualidade e gerente técnico da Chronode, a fábrica interna do Cyrus Watches Group.

O elemento comum deste relógio exclusivo, com um estilo moderno e arrojado, que o identifica imediatamente com a marca Cyrus, é a sua icónica caixa multicamadas e em forma de almofada com duas coroas, extremamente confortável no pulso graças à sua construção ergonómica. Ele vem com duas versões de caixa, generosamente dimensionadas em 46 mm (excluindo coroas): somente aço e aço combinado com titânio grau 5 com um acabamento DLC preto, usado no painel, na parte traseira e nas duas coroas. Duas coroas que se tornaram uma característica distintiva da Cyrus. Geralmente, ambos são funcionais em todos os modelos das várias coleções. O "Klepcys Alarm" é uma exceção à regra, pois apenas a coroa colocada às 3 horas está operacional, enquanto a coroa colocada às 9 horas é puramente estética. A moldura enquadra um grande mostrador redondo, tridimensional, com a decoração típica de motivos triangulares gravados. Em azul para a versão em caixa de aço e em preto para a variante DLC em aço / titânio, é rico em indicadores e possui muitos detalhes que a tornam verdadeiramente única. Os ponteiros das horas, minutos e segundos estão levemente descentrados à esquerda e mostram a hora no arco superior, com uma decoração que lembra discos de vinil, com números árabes aplicados com lapidação em diamante, preenchidos com SuperLuminova, e misturados com índices. Entre as 10 e as 12 horas, há uma tela com um disco azul / preto rotativo e parafusos personalizados com o logotipo Cyrus que fornece a indicação de dia / noite.

O "Klepcys Alarm" também possui um dial secundário, entre as 3 e as 6 horas, para definir a função de alarme. Cercado por dois anéis concêntricos, um branco com algarismos arábicos pares numa escala de 24 horas e um preto externo indicando os minutos numa escala de 15, possui uma parte central em azul / preto de dois tons subdividida por uma linha vermelha para distinguir números diurnos dos noturnos.

Entre as 5 e as 9 horas, o espaço no mostrador é dominado por uma grande abertura simétrica que permite ver uma secção do movimento e atrai a atenção para o alarme. O seu design particular, que faz lembrar a forma de um sino, exibe uma superfície escovada e cantos chanfrados e polidos, e é embelezado com o logotipo Cyrus. Ele produz vários toques produzindo notas harmoniosas e facilmente ouvidas por um tempo máximo de 16 segundos. Definir o alarme é simples e intuitivo. Basta puxar a coroa na primeira posição para girar os ponteiros, em qualquer direção, e selecionar a hora escolhida na escala de 24 horas, também configurando os minutos em intervalos de 5.

O coração pulsante do "Klepcys Alarm" é o calibre de corda manual CYR1280, fabricado pela própria marca, que garante uma reserva de energia até 72 horas. Na parte de trás, feita de cristal de safira antirreflexo, pode ser vista a arquitetura admiravelmente elegante do movimento. Apresenta de forma proeminente os dois barris paralelos com a roda de catraca embelezada com laca preta e a hélice, o símbolo da Cyrus. O exclusivo sistema de enrolamento, concebido por Jean-François Mojon em colaboração com a sua equipa, permite que o barril colocado próximo ao volante ative o horário principal e o segundo forneça energia ao subdial que aciona o alarme.

De acordo com a tradição da arte relojoeira, nenhum detalhe é esquecido, e também as pontes do movimento são finamente acabadas e decoradas com um padrão de raio de sol curvado e gravado, escovado e polido, no qual se destacam as joias e os parafusos polidos a espelho. Produzido numa série limitada de 38 peças para cada versão (todos os DLCs em aço e aço / titânio preto), o relógio é completado por uma pulseira de borracha preta aoutchouc personalizada com uma ranhura central com o símbolo Cyrus, que é fechado com um fecho dobrável que possui um mecanismo para configuração de tamanho simples e rápida.

Esta pequena e limitada maravilha, assim como outros modelos da Cyrus, podem ser admirados e adquiridos em exclusivo na Maison Simão, em Lisboa.

Artigos relacionados...

Gucci lança coleção cápsula Mickey Mouse

O rato famoso na celebração do ano novo chinês

Meisterstück Soft Grain Mix Tapes

Montblanc homenageia anos 80 e 90 com coleção cápsula

Cartier, o joalheiro dos reis

Conheça a história da casa de joalharia

Klepcys Collection

O relógio Cyrus conquista a lua

Marc Jacobs volta a apostar em moda masculina

Marca nova iorquina lança nova coleção

Os Mais Vistos

Lifestyle

Um modelo limitado a apenas 15 unidades em exclusivo para o mercado chinês

Gourmet

Lisboa tem uma nova forma de viver a happy hour