PUB
                             
Lifestyle - 13.06.2019

Belize, situado na América Central, vizinho das Caraíbas, com uma faixa costeira paradisíaca e selvas densas, está a transformar-se lentamente num destino de luxo. Um pequeno país que oferece serviços de classe mundial e já atrai celebridades, com acesso direto à natureza e a comunidades autóctones.

Quando pensamos nas Caraíbas, em praias de areia branca, vêm-nos imagens à cabeça de águas azuis, cristalinas – o Belize tem tudo isso… e muito mais! Possui centenas de cayes cristalinos (pequenas ilhas de areia), a par da segunda maior barreira de corais do mundo, e a parte continental está repleta de cavernas, vida selvagem, cascatas e vestígios históricos do povo Maia. Por tudo isto, o Belize começa a estar no top dos destinos a visitar, beneficiando dos pontos distintivos comparativamente com os restantes lugares caribenhos. As ruínas Maias de Altun Ha ou Lamanai, a relaxante ilha Caye Caulker, os mergulhos no famoso Blue Hole, as praias da península de Placência ou a Reserva Marinha de Hol Chan são apenas alguns dos fortes motivos para visitar o Belize, que, não sendo uma ilha, assim parece.

A famosa barreira de corais e o Great Blue Hole, o maior buraco azul do mundo, conferem ao Belize propriedades únicas e que justificam a presença da Rede de Reservas dos Recifes da Barreira do Belize na lista dos lugares Património Mundial da Humanidade. Um recife que está sempre presente e percorre o país a todo o comprimento. Quanto ao Blue Hole, situado no coração do atol Lighthouse Reef, ideal para os apaixonados pelo mergulho subaquático, é um dos spots mais elogiados de toda a América Central e Caraíbas, devido à sua cratera circular, com trezentos metros de diâmetro, rodeada por recifes de coral – popularizado pelo investigador Jacques-Yves Cousteau, que classificou o Blue Hole no Top 10 dos locais para fazer mergulho no planeta.

O Belize é também conhecido por ter a maior população de manatins ou peixes-bois da região. Como os peixes-bois estão próximos de se tornarem numa espécie ameaçada, muitos operadores de turismo estão a praticar maneiras mais seguras de se poder vislumbrar estas “vacas marinhas”. Enquanto passeia pelo país, é ainda possível cruzar-se com uma jaguatirica (uma espécie de leopardo) a atravessar a estrada, mas existem muitos outros animais selvagens (para além dos presentes no Zoo).

Sendo uma ex-colónia britânica situada no meio de um território onde se fala espanhol, os habitantes do Belize são os únicos que falam inglês em toda a América Central. No entanto, praticamente toda a população fala fluentemente espanhol. A gastronomia é fortemente influenciada pela latinidade circundante, mas o Belize tem a sua própria veia gastronómica, que se traduz em diversas iguarias resultado de uma secular mistura de culturas. A preferência vai para o peixe e o marisco, mas também é aconselhável experimentar o ceviche, frutos do mar crus e vegetais frescos marinados com sumo de lima.

Sob o lema “You better Belize it”, os habitantes locais convidam os visitantes a desfrutarem da vida no Belize. Um país pequeno, mas repleto de grandes experiências! Cada vez mais famoso pelos locais de mergulho, em atóis e recifes no mar das Caraíbas ou ao largo da sua costa, o Belize é hoje um dos novos destinos de sonho.

Artigos relacionados...

Cheers with a view

No topo do mundo

Dior lança palhinhas luxuosas e amigas do ambiente

Utensílios de vidro já estão disponíveis no site da marca

Fortaleza do Guincho propõe uma estadia inesquecível

Package Gourmet garante experiência de alojamento e gastronomia num local único

O maior jardim de Paris vai nascer junto à Torre Eiffel

O monumento é uma das zonas mais visitadas da capital francesa

Os Mais Vistos

Lifestyle

Package Gourmet garante experiência de alojamento e gastronomia num local único

Lifestyle

Opções de luxo para todos os gostos

F Luxury no Instagram