PUB
                             
Gourmet - 13.12.2019

O espumante Cartuxa Reserva 2012, produzido pela Fundação Eugénio de Almeida, acaba de ser distinguido com a medalha de ouro no concurso ‘Effervescents du Monde 2019’.

Na edição deste ano, o importante concurso mundial de espumantes atribuiu 23 medalhas de ouro e 165 medalhas de prata a espumantes de vários países do mundo. No total, participaram 564 espumantes, oriundos de 22 países. O júri foi composto por 100 especialistas que se reuniram para as provas em Dijon, França.

Nesta edição do certame ‘Effervescents du Monde 2019’ foram atribuídas apenas três medalhas a espumantes portugueses: duas de ouro, que couberam ao Espumante Cartuxa Reserva 2012 e ao espumante da Bairrada, Original Reserva Bruto Branco Baga 2017, da empresa Positive Wine. O espumante Marquês de Marialva Bical & Arinto Reserva Brut 2015, da Adega de Cantanhede, recebeu a medalha de prata.

Desde a sua criação, a ambição do ‘Effervescents du Monde’, uma competição baseada na qualidade, tem sido a de promover e premiar os vinhos espumantes de todo o mundo. Esta competição, que se realiza todos os anos em França, dedica-se exclusivamente a avaliar a qualidade do vinho espumante a nível mundial. O lema fundador do concurso é “Diversidade, Qualidade e Rigor”.

O Espumante Cartuxa Reserva 2012 é um vinho base produzido a partir de uvas da casta Arinto, rigorosamente selecionadas e colhidas no estado de maturação ideal para produção de um vinho base espumante, que fermentou a temperatura controlada, em barricas de carvalho francês, e estagiou sobre borra fina durante seis meses com bâtonnage periódica. A segunda fermentação ocorreu em garrafa pelo método clássico, seguida de estágio sobre borra e bâtonnages intercalares durante 5 anos, nas caves do Mosteiro da Cartuxa.

Com cor dourada/palha, apresenta bolha muito fina e persistente. Com aroma elegante a erva seca, anis e cera de abelha e ainda suaves notas de amêndoa torrada, o espumante Cartuxa Reserva 2012, que está de parabéns, apresenta-se como muito fresco e persistente na boca, potente, terminando com grande complexidade.

Artigos relacionados...

Bares do mundo

Os espaços mais emblemáticos

Avenew Lounge Drink & Bar

Lisboa tem uma nova forma de viver a happy hour

Gourmet & Fashion

O melhor dos dois mundos

Glúten – a intolerância alimentar do momento

Os restaurantes lisboetas gluten free

Os Mais Vistos

Gourmet

Lisboa tem uma nova forma de viver a happy hour

Lifestyle

Um modelo limitado a apenas 15 unidades em exclusivo para o mercado chinês