O multifacetado artista Pharrell Williams e a prestigiada casa de champanhe francesa Moët & Chandon, fundada em 1743, unem os seus universos criativos para dar vida a uma coleção exclusiva de garrafas. Nesta colaboração especial, o laço assume o papel de elemento central, enquanto a reinvenção das festas de aniversário serve como fio condutor, convidando a celebrar com aqueles que nos são mais queridos.
Sem dúvida, tudo o que Pharrell Williams toca parece transformar-se em ouro. Produtor, cantor, rapper, compositor, designer, empresário, filantropo e diretor criativo, ele é uma das mentes mais brilhantes e influentes da atualidade, mantendo-se no topo há três décadas. O seu percurso inclui colaborações icónicas com artistas como Beyoncé, Madonna, Shakira, Rosalía, Kendrick Lamar, Ed Sheeran e Miley Cyrus, entre outros. Para além do seu sucesso na música, conquistou um lugar de destaque na indústria da moda com uma ascensão meteórica e sem precedentes. Ao longo dos anos, assinou coleções de joias, perfumes e mobiliário, e tornou-se rosto de marcas como Adidas e Uniqlo. Fundou ainda duas marcas de vestuário: Billionaire Boys Club e Ice Cream e, desde 2023, ocupa o cargo de diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton.
A mais recente e aguardada parceria de Pharrell surge agora com a Moët & Chandon. Juntos, reinventaram o conceito das celebrações de aniversário, um ritual repleto de gratidão, partilhado diariamente por 22 milhões de pessoas em todo o mundo. Sobre a sua celebração de aniversário ideal, Pharrell partilha: “O melhor aniversário é aquele que passamos com quem mais amamos: amigos, família, todos os que nos apoiam, reunidos sob o mesmo teto. Trata-se de criar memórias especiais, desfrutar de boa comida, boa música e brindar com um copo de Moët & Chandon.”
A partir deste mês e ao longo do próximo ano, essa experiência ganha a assinatura de Pharrell Williams. A maison francesa lançou edições especiais com designs exclusivos, onde o laço assume o protagonismo: um símbolo presente nas garrafas da Moët & Chandon desde 1889, associado à união, generosidade, alegria e surpresa. “Para desenvolver o conceito, explorámos os arquivos da marca e encontrámos este motivo, que parecia perfeito para esta colaboração e para a ideia de reimaginar as celebrações de aniversário”, explica Pharrell, que dedicou meses ao processo criativo. Como parte desta reinvenção, a tradicional fita da garrafa foi substituída por um elegante laço. “Queríamos expandir o legado e a tradição da maison, transformando elementos icónicos em algo novo, que acrescentasse um toque extra.”
Pharrell criou edições limitadas para diferentes garrafas, vestindo-as a rigor para a ocasião. “Escolhemos cores que se destacassem e transmitissem sofisticação. O Brut Impérial surge em dourado, azul-noite e vermelho intenso, enquanto o Nectar Impérial Rosé veste-se de branco. São cores que evocam o luxo e o espírito festivo do champanhe”, revela o artista. Além disso, foi criada a Bow Capsule Collection para os champanhes Grand Vintage Collection 2003 (preto), Brut Impérial (azul-noite) e Nectar Impérial Rosé (branco), todos em formato magnum. Cada garrafa ostenta um laço requintado, decorado com um colar de pérolas, meticulosamente bordado pelos artesãos parisienses do Atelier Baqué Molinié.
A joia desta coleção exclusiva é a garrafa Jeroboam de três litros de Brut Impérial. Artesãos especializados criaram um revestimento espelhado para cada garrafa, sobre o qual a artista Astrid de Chaillé aplicou 89 pérolas em relevo, pintadas à mão. “Adoro pérolas. São intemporais, clássicas e acrescentam uma dimensão tridimensional ao design, evocando as borbulhas do champanhe”, afirma Pharrell. Esta edição conta ainda com um impressionante laço adornado com 7.310 pérolas, cujo fabrico artesanal exigiu 300 horas de trabalho. O laço é removível e pode ser usado como broche. Com um design que alia sofisticação e ousadia à estética francesa, esta peça única está limitada a apenas 30 unidades em todo o mundo. Pode ser adquirida exclusivamente através do serviço de vendas privadas da Moët Hennessy, na boutique da marca de Epernay e em alguns bares Moët & Chandon.
Com esta coleção, Pharrell Williams e a Moët & Chandon convidam a brindar. Como o próprio artista afirma, “não precisamos de uma razão específica para celebrar: pode ser um grande feito, um reencontro com amigos e família ou simplesmente um brinde aos pequenos momentos. O champanhe acrescenta sempre um toque de elegância e alegria a qualquer ocasião. Sou grato por ter tantos momentos dignos de celebração na minha vida.”