Sob o tema do ano da Hermès – a arte do desenho – a servir de inspiração, e enraizadas no legado das oficinas, onde o couro e os materiais ganham vida sob mãos experientes, as formas evoluem e as funções reinventam-se. A diretora artística da Hermès, Nadège Vanhée, intitulou esta sua coleção primavera 2025 de Inside the Workshop, uma alusão ao incrível trabalho artesanal em pele que tem lugar nos ateliers da maison francesa com 187 anos de existência.
Num jogo de sentidos e perceções, linhas e curvas são traçadas com a precisão de um esboço, enquanto a luz desliza sobre os contornos, revelando uma feminilidade plural e sofisticada. Peças versáteis e dinâmicas emergem deste savoir-faire: um casaco que se transforma num blusão bomber ou num gilet, adaptando-se ao ritmo da vida. Uma vestimenta artística que se apropria do quotidiano, onde a beleza reside na sua utilização. A ganga reversível, enriquecida com detalhes meticulosos, assume o papel de tela em branco, numa composição contínua.
A transparência etérea da malha de seda filtra a luz, conferindo uma aura de segunda pele, sutilmente sensual. Peças que insinuam a silhueta, num jogo de revelação e mistério, exaltando uma feminilidade livre e destemida. Os domínios da especialização encontram-se, dando forma ao desenho e corpo à visão criativa. Padrões sobrepõem-se, repetindo-se em harmonia, estampados gráficos e modernos guiados pelo traço seguro do artesão.
Num inesperado jogo ótico, o vestuário abre portas a novas possibilidades. Cintos são usados diretamente sobre a roupa interior, as calças prolongam a linha da cintura, criando proporções inovadoras. A cor dissolve-se suavemente entre as peças, conduzindo o olhar a uma perceção sempre renovada.
A paleta do artista transparece e eleva-se em cada instante. A icónica carteira Birkin à l’envers e a estoica carteira Plume. O grafismo eau d’artifice, com a sua fonte bicolor, dissolve as fronteiras entre estampagem e gravura, criando um trompe l’oeil que evoca o toque palpável do artesão. A feminilidade simultaneamente delicada e forte, sedutora e austera, surge visível, sentida, afirmada.