Após a revelação da Pantone, a WGSN (Worth Global Style Network), em colaboração com a Coloro (um sistema inovador de cores para a indústria do design), apresentou as tonalidades que irão marcar a próxima temporada de moda. “Esta colaboração envolve todos os nossos especialistas globais, desde design de interiores, moda e beleza até tecnologia de consumo, desporto e atividades ao ar livre”, afirma Urangoo Samba, diretora de cores da WGSN.
Sem dúvida, um dos momentos mais aguardados no mundo da moda, design e beleza ocorre quando um ano chega ao fim e outro começa, com a eleição da cor do ano. Esta tonalidade, que irá influenciar muitos dos lançamentos futuros, costuma ser revelada em dezembro. A Pantone, instituto de cores conhecido por desenvolver normas que facilitam a seleção de cores para diversos ambientes, já havia anunciado que a cor de 2025 seria o Mocha Mousse. Posteriormente, a WGSN, em parceria com a Coloro, divulgou as cores que irão predominar na próxima temporada. Estas novas tonalidades surgem como alternativas interessantes para quem não se conformou com a escolha da Pantone.
Cocoa Powder
A cor Cocoa Powder é profunda e familiar, simbolizando “o renascimento do real”, à medida que recuperamos técnicas artesanais numa era digital. Embora tenha uma essência terrosa, carrega uma sofisticação que remete ao luxo discreto. Esta cor destaca a importância contínua do castanho, com uma mudança para uma “ausência” de cor, enfocando tonalidades realistas. O Cocoa Powder evoca materiais da natureza, como cacau, cogumelos e vegetação florestal.
Green Glow
O Green Glow é um tom vibrante e altamente emotivo, situado entre o amarelo e o verde. Esta cor brilha e ilumina, lembrando luzes neon e infravermelhas, e possui uma qualidade hipnótica que pode despertar uma gama de emoções, desde a inquietação até o entusiasmo, alimentando um desejo de escapismo da vida quotidiana.
Transformative Teal
Já considerada a cor do ano de 2026, o Transformative Teal explora a interconexão entre o digital, o terrestre, o natural e o pós-natural. Representando resiliência, esta tonalidade reflete um mundo focado na positividade do planeta. Nesta temporada, surge como alternativa aos tons escuros. Trata-se de uma cor intemporal e inclusiva, adequada a várias categorias de vestuário, desde o utilitário ao social.
Wax Paper
O Wax Paper é um amarelo cremoso e esbranquiçado, com uma tonalidade calma e quase neutra, transmitindo serenidade e relaxamento. O seu toque reconfortante evoca sensações de brilho interior e sol de inverno. Com um foco na cura, o Wax Paper estabelece uma conexão com a natureza, inspirado por práticas de cores sustentáveis e ancestrais.
Fresh Purple
O Fresh Purple é inspirado pela busca de experiências imersivas e está culturalmente ligado à realeza, ao amor, ao mistério e à espiritualidade. Nesta temporada, esta tonalidade deve ser vista sob uma nova ótica. Associada à estimulação criativa, à energia e a experiências extraordinárias, o Fresh Purple alinha-se à inteligência artificial, desafiando perceções e dando à cor um novo começo no mundo virtual.