A alta-costura deslumbra, artística e artesanal, em peças únicas que, especialmente nesta altura do ano, emergem num caleidoscópio de texturas ricas, cores ousadas e silhuetas dramáticas.
Com um toque de luxo e elegância, veludo, cetim e brocado dominam a paisagem. Ao veludo, juntam-se acentos metálicos, cores intensas e detalhes que refletem a magia dos mestres como joias. Elie Saab, Dior, McQueen e Armani são algumas das casas que incorporaram estas texturas nas coleções para o outono-inverno 2024/25. A estas juntam-se outras, como Schiaparelli, para quem a alta-costura é aquele lugar especial onde a moda intersecta o trabalho artesanal. Para esta temporada, rendas intrincadas, bordados de missangas cosidos, tecidos pintados à mão, jogos de texturas e camadas destacam silhuetas modernas em peças ousadas, mas delicadas.
Proeminentemente de inspiração eslava, a coleção de Elie Saab harmoniza texturas majestosas numa sinfonia gótica de sombra e luz. Alexander McQueen, por seu turno, fez desfilar uma coleção de uma opulência rude, com silhuetas comprimidas e alongadas, embutidos e estatuária em malha. A lendária casa de alta-costura criada por Elsa Schiaparelli viu o seu renascimento ser celebrado, em maio de 2012, na Place Vendôme, 21 — o mesmo local onde Schiaparelli abriu a sua boutique e os seus ateliês a 1 de janeiro de 1935. Este legado, oportunamente devolvido à atualidade, é hoje exemplo da sua mestria em cada uma das novas propostas de alta-costura.
Lançada em 2005, a linha Giorgio Armani Privé Haute Couture é a expressão da criação, da elegância e da sofisticação do estilo Armani, resultado da perícia dos artesãos mais habilidosos e do encontro de exigências sofisticadas e da clientela mais exclusiva. Last but not least, destaque para Odes a Mary Stuart, da Dior, inspirada nas tradições artesanais escocesas e na figura icónica de Mary Stuart. As silhuetas reinventam o look da soberana visionária, do romantismo ao punk e dos conjuntos de tweed e aos prodigiosos bordados de alta-costura que ecoam os do Palácio de Holyrood.