A Ferrari revelou recentemente um novo supercarro de edição limitada, inspirado nas competições de resistência e na Fórmula 1.
O F80 híbrido, com portas de abertura tipo borboleta, representa um marco na estratégia da marca, que procura manter o entusiasmo dos seus clientes enquanto se prepara para apresentar o seu primeiro modelo 100% elétrico, previsto para o final do próximo ano e ainda envolto em grande secretismo.
O F80 “é o carro que eleva o nível da nossa linha”, afirmou Enrico Galliera, diretor de marketing e vendas, durante a apresentação em Maranello, cidade-sede da Ferrari. “É um carro que esperamos que faça história nos próximos anos.”
Os supercarros da Ferrari são edições exclusivas que a marca lança, em média, a cada década, destacando-se por integrar avanços tecnológicos de ponta. O último foi o LaFerrari, apresentado em 2013, seguido pela versão descapotável LaFerrari Aperta, em 2016. O primeiro supercarro da marca, o GTO, foi lançado há quatro décadas.
Serão produzidas apenas 799 unidades do F80, todas já reservadas por clientes, com uma procura três vezes superior à oferta, segundo Galliera. “Teremos que dizer não às pessoas”, revelou o executivo. Este será também o automóvel de estrada mais dispendioso já lançado pela Ferrari.
O F80 conta com um motor híbrido de seis cilindros e três litros, com uma potência total de 1.200 cavalos. Inclui travões de competição, suspensão ativa de última geração e componentes metálicos ultraleves fabricados em 3D, como os braços da suspensão. O habitáculo apresenta uma disposição assimétrica, com o banco do condutor ligeiramente avançado em relação ao do passageiro.
O motor baseia-se na mesma arquitetura usada pela Ferrari no Campeonato Mundial de Endurance – onde a marca venceu as duas últimas edições das 24 Horas de Le Mans – e integra tecnologias derivadas da Fórmula 1. O F80 consegue atingir uma velocidade máxima de 350 km/h.
As entregas estão previstas para o último trimestre do próximo ano, com a produção a decorrer até 2027, ano em que a Ferrari celebrará o seu 80.º aniversário.