A Patek Philippe amplia a sua diversificada gama de relógios com uma nova coleção que se destaca pela combinação singular de audácia e sofisticação. O novo Cubitus (design registado), apresenta uma caixa quadrada com uma geometria inédita de cantos arredondados e um mostrador adornado com relevo horizontal cunhado, disponível em três versões de caráter marcante. O modelo técnico Cubitus Grand Date, Day and Moon Phase Instantaneous, referência 5822P-001, em platina, incorpora um novo movimento com indicações instantâneas para o qual foram requeridas seis patentes. O modelo bicolor Cubitus, referência 5821/1AR-001, evoca um toque vintage, unindo aço e ouro rosa com um mostrador azul sunray. Já a referência Cubitus 5821/1A-001, em aço, personifica o estilo sport élégant, com um mostrador sunray em verde azeitona.
Ao longo de sua história, a Patek Philippe tem sido celebrada pelo virtuosismo nas complicações relojoeiras, destacando-se igualmente pelo design distinto que estabeleceu um estilo estético próprio, criando alguns dos relógios mais icónicos e reconhecíveis no universo da relojoaria. A criatividade está enraizada na essência da marca, refletindo-se numa ampla gama de coleções e modelos que abrangem todos os segmentos do mercado. Cada novo modelo oferece à Manufatura a oportunidade de expressar a sua visão singular de uma relojoaria excecional, explorando diversas fontes de inspiração e atendendo aos variados gostos dos seus clientes.
Assim surgiram as distintas coleções da marca, cada uma com personalidade própria: a coleção Calatrava, de 1932, arquétipo do relógio redondo de pulso; a coleção Golden Ellipse, de 1968, inspirada pelo Número de Ouro; a coleção Nautilus, de 1976, símbolo da elegância desportiva; a coleção Gondolo, de 1993, uma reinterpretação moderna do estilo Art Déco; a coleção Aquanaut, de 1997, um ícone do desporto chique contemporâneo; e a coleção Twenty~4, de 1999, representação da elegância feminina intemporal, complementada pelo lançamento do Twenty~4 Automatic em 2018. Estes modelos, concebidos com linhas refinadas, foram pensados para transcender tendências, preservando a sua força e beleza. Ícones de design relojoeiro que evoluíram ao longo do tempo, mantendo-se sempre fascinantes.
Com a introdução da coleção Cubitus, a Patek Philippe propõe uma reinterpretação do estilo sport élégant. Para isso, explorou uma nova geometria quadrada. Uma visita ao Museu Patek Philippe, em Genebra, revela que a Manufatura já incorporara várias caixas quadradas (quadrados, retângulos, trapézios, almofadas) em coleções passadas, especialmente na época Art Déco, quando esses formatos eram populares. Porém, para a coleção Cubitus, a Patek Philippe desenvolveu uma estética completamente nova e inovadora, com uma luneta de cantos arredondados que mescla quadrado, círculo e octógono. A nova caixa Cubitus também se distingue pelas duas asas laterais e sua construção em duas peças (fundo da caixa/estrutura + luneta), montadas a partir de cima. O diâmetro de 45 mm é harmonizado com um perfil fino para uma elegância intemporal.
Outro destaque é o contraste entre os acabamentos – acetinado vertical nas partes planas da luneta e da caixa, e polido nos chanfros e laterais – o que intensifica o estilo arrojado do design. Estes acabamentos exigem cerca de 55 operações manuais por relógio (caixa e bracelete), realizadas com a qualidade artesanal que define todas as criações Patek Philippe. A bracelete metálica integrada, presente em dois dos três primeiros modelos Cubitus, também exibe essa alternância de acabamentos: acetinada vertical nos elos principais e polida nos elos centrais.
Para reforçar o caráter da nova coleção Cubitus e intensificar o seu toque desportivo, a Patek Philippe decorou os mostradores com relevo horizontal cunhado, que gera um belíssimo jogo de luz. Essa mesma decoração horizontal, marca distintiva da coleção, está presente nos rotores e mini-rotores dos movimentos Patek Philippe que equipam os modelos Cubitus, juntamente com a cruz de Calatrava, símbolo da Manufatura de Genebra. Este novo modelo está disponível na boutique Patek Philippe de Lisboa e na David Rosas.