Mantém até hoje a reputação de charme e exclusividade. Considerada a estância balnear mais luxuosa da Riviera Francesa, conserva as características de uma aldeia piscatória, com as suas ruelas, os mercados locais e a praia de Pampelonne. Os muitos iates e veleiros ancorados, os almoços à beira-mar e o ambiente laid-back fazem deste um destino obrigatório, algum dia! O seu desenvolvimento arranca nos anos 1950, com o filme Et Dieu… créa la femme (E Deus… criou a mulher), filmado na praia de Pampelonne, realizado por Roger Vadim e com Brigitte Bardot no papel principal. É nesta praia, onde a equipa de filmagens almoçou em 1955, que se encontra aquele que é hoje um dos clubes de praia mais populares do mundo — o Club 55.
O que fazer
Dar um passeio pelo centro histórico de Saint-Tropez, ir até ao porto e fazer uma pausa num dos seus restaurantes e cafés — o mais popular é o Sénéquier, restaurante muitas vezes visitado pelos presidentes franceses —, explorar a Place des Lices, o Musée de la Gendarmerie et du Cinéma, provar a famosa tarte Tropézienne de massa lêveda recheada com creme e polvilhada com açúcar pérola — a original é feita na confeitaria A. Micka —, nadar no mar de água cristalina — Pampelonne é a praia mais popular — ou partir de veleiro do porto de Saint Tropez são algumas das sugestões. Para almoçar, neste dia, vale a pena pedir ao skipper uma paragem nas ilhas Lérins e comer no La Guérite, situado na enseada rochosa da ilha Sainte-Marguerite, um espaço com praia privada de 1000 m2 para descobrir os sabores mediterrânicos, criados por um dos prodígios da gastronomia grega: Yiannis Kioroglou. Ao fim do dia, sugere-se um cocktail na praia mais emblemática da península de Saint-Tropez, onde Michel Reybier, fundador dos estabelecimentos La Réserve, e o designer Philippe Starck imaginaram um lugar que ecoa o espírito original de Saint-Tropez: La Reserve à la Plage. Fica na praia de Pampelonne e inclui bar, restaurante, espreguiçadeiras e loja de praia.
Onde comer
Aberto ao público em geral, La Voile, um dos restaurantes do boutique hotel La Réserve Ramatuelle, tem aos comandos da sua cozinha Eric Canino, mestre em trabalhar os ingredientes locais e conhecido pela forma como reinterpreta o receituário clássico provençal.
La Vague d’Or, situado no Cheval Blanc St-Tropez, com três estrelas Michelin, é liderado pelo chef Arnaud Donckele, formado por Michel Guérard e Alain Ducasse. Aclamado pelas suas combinações e criatividade únicas, os menus de Donckele incluem o clássico Au Fil du Temps e pratos como pregado cozinhado em sal, algas e cascas de lima, e coelho jovem com absinto e bacon do campo.
Onde dormir
A poucos minutos da cidade e com vista para uma das mais belas baías, La Réserve Ramatuelle é um paraíso secreto. O hotel tem um novo design de interiores, em homenagem ao espírito arty chic da Côte d’Azur dos anos 1950 e no átrio, pátio ou restaurante, as linhas elegantes, os volumes, os jogos de clores claras e os materiais autênticos e crus conjugam-se com as obras de arte assinadas e peças únicas feitas à medida.
O Hotel Byblos e o seu clube noturno, Les Caves du Roy, são um destino incontornável se procura divertimento. Brigitte Bardot convenceu o empresário libanês Jean Prosper Gay-Para a construir o Byblos, inaugurado em 1967, e, até hoje, hotel e clube são sinónimo de festa e de um passado célebre. A designer de interiores Laura Gonzalez redecorou todas as Signature Suites, pondo em diálogo as cores e a nobreza dos materiais. Para os amantes do bem-estar mais exclusivo, o spa Byblos, decorado com mármore e madeira exóticos, trabalha apenas com a marca Sisley, especialista em fitocosmética e cuidados de beleza de luxo.
A cinco minutos a pé do centro da vila de Saint-Tropez, situado entre jardins imaculados e perfumados, o AREV Saint Tropez é um oásis discreto, com pormenores luxuosos da velha escola, aos quais se misturam artesanato e glamour autêntico. O novo tipo de marca de hotel de luxo é baseado nas pessoas, com detalhes pensados à medida, levando os hóspedes a reviver a lenda da icónica Saint-Tropez. Composto por cinquenta quartos e suítes, muitos deles com jardins privativos, é o lugar perfeito para viver o autêntico estilo de vida da Riviera.