Katharine Pooley é mundialmente conhecida pela magnificência e singularidade dos seus projetos de design, de interiores e produto, bem como pela dedicação com que abraça todos os aspetos da vida. Aventureira intrépida, vencedora de numerosos prémios e autora de um livro, Pooley teve em Mohamed Al-Fayed, o ex-proprietário da Harrods, um dos seus primeiros e mais distintos clientes.
Fundado há mais de dezanove anos, o estúdio de arquitetura e design de interiores de Katharine Pooley, sediado em Londres, é especialista em luxo e um dos preferidos dos muito ricos. Os seus projetos são tudo sobre opulência, umas vezes mais discreta do que outras, sem nunca perder o foco do muito-bem-feito, da alta qualidade do desenho e dos materiais usados, que podem ir dos tecidos mais extraordinários às peças forradas com pele de tubarão. Recentemente nomeada como British Designer of the Decade, a visão de design de Katharine é ilimitada e sem restrições de género.
O seu portefólio reúne projetos de design, de interiores e de produto, considerados dos mais extraordinários alguma vez gizados. A sua marca de estilo de vida de luxo abrange desde o design de interiores residencial, comercial e de hotelaria às coleções de mobiliário, iluminação, acessórios decorativos para a casa e objetos de arte. A equipa de quase cinquenta designers e arquitetos de interiores e a abordagem pessoal de Katharine garantem que cada detalhe, de cada projeto e produto, é rigorosamente estudado e impecavelmente acabado. Os projetos variam em escala e estilo, desde propriedades rurais tradicionais a casas contemporâneas, hotéis, spas de luxo, moradias de praia modernistas, palácios históricos, castelos tradicionais, chalés de montanha, jatos privados ou iates. A lista de projetos internacionais não acaba. Atualmente, Katharine e a equipa trabalham no projeto do magnífico Château de la Croix des Gardes, com vista para a baía de Cannes, no desenho de um superiate, no projeto de uma quinta rural inglesa, além de várias propriedades e empreendimentos em Londres, mas também numa casa de praia na Sardenha, num apartamento contemporâneo com vista para o Central Park, em Nova Iorque, em duas casas de praia nas Bahamas e em Saint-Tropez, num empreendimento inovador no Mónaco e numa série de destinos de referência no Dubai.
Arte e viagens
Katharine é uma apaixonada defensora da arte e do trabalho britânicos. Viajante incansável, já visitou mais de 150 países e, pelo caminho, escalou algumas das montanhas mais altas do mundo; conduziu uma equipa de cães num trenó até ao Polo Norte; atravessou o deserto do Sahara a cavalo, entre outras aventuras. Uma mulher de negócios tenaz e determinada, uma designer de interiores original e aventureira. O rosto do design britânico contemporâneo, cuja estética global tem no seu cerne o melhor artesanato histórico e uma personalidade otimista e empreendedora.
Nascida em Hertfordshire, educada em Oxfordshire e em França e criada no Bahrein, a que se seguiu uma estadia que durou dezasseis anos na Ásia, a sensibilidade global de Katharine era óbvia desde muito cedo. Oriunda de uma família de aventureiros e entusiastas da aeronáutica, intuitivos e pessoais, a paixão de Katharine pela exploração tem sido uma inspiração para toda a vida. Inspirada pelas viagens, o mundo natural, a arquitetura, a moda, a literatura e a arte, para Katharine, a Mãe Natureza é, ainda e sempre, a sua maior inspiração: “A beleza e a diversidade do ambiente que nos rodeia são um conforto e uma inspiração constantes. A minha estética é uma justaposição de tantas paixões e amores diferentes e em evolução…, mas o meu apreço pelo mundo natural é a semente de cada design; a sua beleza é infinita e extraordinária”. Para Katharine, é tudo uma questão de personalização, desde a conceção de peças específicas que devem refletir o caráter e os interesses do cliente até ao mais ínfimo detalhe de uma peça. “Não tenho um estilo de assinatura, porque o meu trabalho tem tudo que ver com o cliente, não comigo. A personalização é algo a que estamos a assistir cada vez mais e imagino que assim irá continuar”, referiu em entrevista à Luxury London. Como exemplo, damos a recente instalação temática num hotel na China (com uma pista de corridas privada), para o qual encomendou uma mesa de café esculpida a partir de um carro de corrida acidentado.
As inspirações e as viagens, a filantropia e a relação com os seres humanos estão na base do seu drive. “Passar o meu tempo na Natureza ao lado dos animais e da vida selvagem de um modo geral é um dos meus maiores prazeres na vida, por isso preservá-la e promover a sustentabilidade faz parte do meu foco, está na vanguarda da minha mente.”
Filantropia, livros e prémios
Embaixadora da The Childhood Trust, no âmbito do programa Decorating Children’s Lives — lançado como resultado da ideia da designer de interiores Jemma Paugh, da JC Decor Ltd., ciente das condições em que muitas crianças em Londres vivem, de extrema privação, em ambientes sujos, pouco higiénicos e muitas vezes sem as necessidades mais básicas, como roupa de cama limpa, copos, pratos e mobiliário simples —, Katharine é, ainda, membro do conselho de administração da The British Forces Foundation; membro do conselho de administração do Kings College Hospital e embaixadora de confiança do Al-Johara Group. E esta envolvência não é superficial. Pooley dedica às muitas atividades de beneficência o mesmo empenho e determinação com que empreende os seus projetos de design. Katharine teve também a honra de ser convidada pela famosa editora francesa de luxo Assouline para criar o seu primeiro livro, Journey By Design (2017) e soma vários prémios, dos mais prestigiantes do setor dos interiores, onde se contam o prémio de Melhor Projeto de Design de Interiores, num valor superior a 10 milhões de libras, o prémio Grande Marca Britânica em 2022, o prémio de Designer do Ano Mais Influente da Ásia (2019), o prémio de Melhor Designer de Interiores do Mundo (2016) e o GBB Community Award (2021), entre outros, além de ter sido destacada nos Lux Deco Top 100 Designers de Interiores e na restrita lista dos Top 100 British Interior Designers da revista Homes & Gardens.
Quando questionada sobre o que prefere no âmbito do seu trabalho, a designer responde: “Adoro todos os aspetos deste trabalho, por diversas razões. Como realizamos projetos em todo o mundo, significa que tenho de viajar muito, o que adoro. Em termos de fases do projeto, o início é sempre entusiasmante, porque esboça uma nova relação com o cliente e dá-me a oportunidade de lhe apresentar alguns acabamentos e pormenores incríveis, que nunca viu antes”. No fim do projeto — e alguns podem demorar anos até estarem finalizados —, “é uma honra poder revelar o resultado final”. O que é sempre “um momento muito emotivo”!