Não menos importante que o swing – o movimento mais importante do golfe que implica uma ação coordenada de todo o corpo –, é escolher onde praticar esta modalidade e são muitos os campos disponíveis em resorts, ou nas suas proximidades, perfeitos para umas férias de sonho. Venha daí connosco numa viagem que tem paragem em vários países e que junta o golfe a hotéis de luxo, onde não faltam spas para relaxar, restaurantes de topo, piscinas magníficas e, nalguns, até praias de sonho.
Os melhores resorts de golfe do mundo unem a beleza da paisagem, pintada sempre pelo verde de uma vegetação ondulante, e, algumas vezes, pelo azul do mar, que também serve de cenário a muitos campos desta modalidade, a hotéis de luxo. Seja em colinas, nos vales entre montanhas, em planícies ou paredes-meias com a praia, os greens são desenhados ao pormenor e a todos eles correspondem desafios distintos. A verdade é que os golfistas não se importam de fazer quilómetros para dar umas tacadas, e os seus destinos de férias são muitas vezes selecionados tendo em conta os campos de golfe que querem experimentar. Do Dubai à Indonésia, da Austrália à Escócia, sem esquecer Itália, França e Portugal conheça resorts elegantes com quartos luxuosos, suítes exclusivas ou villas independentes. Na sua mala, não pode faltar a indumentária que responde ao dress code da modalidade: polo, calças ou bermudas, cinto, luvas, meias, sapatos de golfe e um chapéu. O golfe é muito mais que um desporto, é uma forma de vida que faz bem à mente e ao corpo.
Park Hyatt Dubai
Situado nas margens do Dubai Creek, o canal no qual nasceu a aldeia piscatória que deu origem a este Emirado, o Park Hyatt Dubai tem nas suas costas o premiado Dubai Creek Golf & Yacht Club, daí ser muito procurado por golfistas. A arquitetura dos vários edifícios que o compõem faz lembrar as casas tradicionais com as torres eólicas que povoam a parte antiga do Dubai, nas proximidades do resort. Considerado o Melhor Hotel Dedicado ao Golfe deste Emirado pelos World Golf Awards, tem 223 quartos e suítes luxuosos, todos eles com varanda ou terraço privativo e algumas das segundas têm piscina. Por falar em mergulhos, a piscina principal está cercada por jardins tropicais exuberantes. O que não pode mesmo perder é a Lagoon Beach by Twiggy, uma praia de areia branca com uma lagoa infinita que parece entrar no Creek.
O que não falta também são vários restaurantes, nos quais se pode degustar a gastronomia mediterrânica, a tailandesa e a francesa, seja dentro de portas ou ao ar livre. No Amara Spa, a palavra de ordem é o relaxamento com rituais exclusivos de massagens, bem como tratamentos faciais rejuvenescedores.
Banyan Tree Bintan
Este resort de luxo na floresta de Bintan, uma ilha indonésia que pertence ao arquipélago de Riau, está virado para o mar do Sul da China e é servido pelo Laguna Golf Bintan, um dos melhores campos de golfe indonésios, definido pela Natureza, incorporando até as formações rochosas impressionantes que marcam a paisagem de toda a ilha. A uma curta distância da praia privativa de areia branca e coqueiros, as villas espalhadas pela propriedade têm uma decoração ao estilo balinês e piscinas, estando integradas na paisagem verdejante.
O resort é composto ainda por vários restaurantes e pelo Banyan Tree Spa, uma marca de verdadeiros templos de bem-estar que dá enfâse às tradições indonésias. Os apreciadores de ioga têm mais uma razão para o selecionar para as suas férias: há aulas diariamente.
Qualia
Em Hamilton, uma das 74 ilhas Whitsunday situadas ao largo da costa de Queensland, na Austrália, há um verdadeiro paraíso que se caracteriza por um serviço exclusivo, onde todos os detalhes contam. De seu nome Qualia, tem como pano de fundo, por um lado, a Grande Barreira de Coral australiana, por outro, o parque nacional que reúne 70% das exuberantes matas da ilha onde é possível penetrar por trilhos que pedem tempo.
O golfe é a atividade mais requisitada no resort, pois este é vizinho do Hamilton Island Golf, que tem 18 buracos e foi desenhado por Peter Thomson, um golfista premiado. O seu par 71 é considerado um dos mais desafiantes do mundo.
Mas voltando ao hotel, o alojamento é feito em sessenta lodges luxuosos com vista para o mar e em perfeita sintonia com a paisagem local. Ao fundo da propriedade está uma praia magnífica de areia branca e mesmo nos restaurantes – Pebble Beach e Long Pavilion – as ilhas Whitsunday estão sempre visíveis. As terapias holísticas do Spa Qualia, localizado no coração do resort, também são de experimentar.
Dundonald Links
Em Ayrshire, na Escócia, o golfe é uma instituição, não nos podemos esquecer que as origens deste desporto remontam ao século XV neste país britânico, e esse legado pode ser vivido no Dundonald Links, mas num estilo bem contemporâneo.Neste resort, distinguido pelos World Golf Awards, com o título de Melhor Hotel para Golfistas, os modernos lodges estão dispostos em torno de um putting green, portanto não é preciso dar muitos passos para dar a primeira tacada. Nos luxuosos alojamentos de dois a seis quartos, nem sequer falta uma sala específica para guardar o material de golfe.
O resort está integrado naturalmente na paisagem da costa acidentada do oeste da Escócia e o campo foi desenhado pelo campeão da modalidade Willie Fernie, que fez sobressair ondulações admiráveis e arbustos de carqueja sem esquecer os pinheiros que emolduram algumas zonas do green. No Dundonald Links Clubhouse, é possível experimentar o restaurante Canny Crow, um ginásio equipado com tecnologia de última geração e um salão de degustação de whisky.
Verdura Resort
Entre o azul do mar e o verde da Natureza da Sicília, em Itália, o Verdura Resort é muito procurado por golfistas exigentes e está sempre entre as melhores unidades hoteleiras nos vários rankings associados a este desporto. O campo, de 18 buracos, projetado por Kyle Phillips, é cenográfico e desafiante, e o alojamento corresponde a esse padrão de exigência. Além dos quartos e suítes de várias tipologias, o resort tem também várias villas com três ou quatro quartos e piscina infinita, tudo isto com vista para o mar, para o campo siciliano polvilhado com laranjeiras e oliveiras. Não menos importante, fica a poucos passos da praia La Zagara.
Não esquecer ainda o spa, os quatro restaurantes que dão todo o destaque à cozinha do sul de Itália e o Granita Bar, de onde se observa um pôr do sol ímpar enquanto se provam os cocktails feitos com os ingredientes cultivados nos jardins do Verdura Resort, que pertence ao grupo Rocco Forte Hotels.
Terre Blanche Hotel Spa Golf Resort
Foi considerado o Melhor Hotel de Golfe francês em 2023 pelos World Golf Awards e tem na sua génese o charme da Provença francesa e a elegância da Côte D’Azur, a fazer jus à sua localização. No Terre Blanche Resort, tudo foi pensado de forma a respeitar a Natureza envolvente e toda a arquitetura é uma ode à tradição do sul de França, por isso, não é de estranhar que a propriedade se assemelhe a uma aldeia provençal. Foi Dietmanr Hopp, jogador de golfe, que, em 1999, decidiu criar o resort, que ainda hoje reflete o seu sonho. As suítes e as villas têm um terraço perfeito para relaxar, destacando-se as segundas por terem também piscina. Mas também a piscina infinita do resort é imperdível, tal como o spa de 3200 m2.
Quem gosta de comer bem está no local certo. São seis os espaços de restauração diferentes que realçam não só a cozinha moderna francesa, mas também os sabores provençais e as iguarias preferidas dos mais novos. Um deles, o Le Faventia, tem uma estrela Michelin.
Os dois campos de golfe profissionais de 18 buracos do resort, Le Château e Le Riou, foram desenhados pelo renomado arquiteto Dave Thomas.
Vale de Lobo
É um dos mais exclusivos resorts portugueses e a sua fundação remonta à década de 60 do século passado. O golfe é um dos seus pilares desde o início e existem dois campos de 18 buracos que podem ser usados todo o ano. Tendo o luxo e o conforto como ponto de partida, todas as moradias individuais ou geminadas e os apartamentos foram pensados para proporcionar a melhor experiência de férias.
A praia estende-se por dois quilómetros e é outro do seu ex-líbris, tal como o Royal Spa e os vários restaurantes onde é possível degustar gastronomia internacional e nacional. Este verão, foram inaugurados o Tinto Vale do Lobo e o Doce Vale do Lobo. O primeiro invoca as tabernas portuguesas e o menu é composto por petiscos regionais harmonizados com uma cuidada seleção de vinhos. No segundo, o destaque vai para a doçaria tradicional portuguesa e para o café, mas da ementa fazem também parte saladas frescas e sumos naturais.