Nas elegantes ruas de paralelepípedos de Milão, a essência do luxo funde-se harmoniosamente com a paixão pela moda e o design. Esta cidade da Lombardia, conhecida como o coração da moda italiana, revela um encanto irresistível, onde há sempre histórias de elegância e sofisticação. A cidade a norte de Itália é lar de algumas das mais exclusivas casas de alta-costura do mundo, onde os grandes mestres do design criam tesouros de tecido, desde os elegantes trajes de alfaiataria até os deslumbrantes vestidos de noite que exprimem glamour e exclusividade. Os desfiles de moda que acontecem na cidade são eventos repletos de espetáculo e as últimas tendências são reveladas com brilho e glória, atraindo os olhares do mundo inteiro. Mas o luxo de Milão vai além da moda. É também uma cidade onde o design é venerado e celebrado. Os sublimes designers italianos deixaram uma marca indelével na paisagem urbana, criando edifícios e monumentos que combinam beleza estética com funcionalidade extraordinária. Do imponente Duomo di Milano à elegante Galleria Vittorio Emanuele II, cada obra arquitetónica é um poema à criatividade e inovação. Além disso, a cidade abriga o famoso Salone del Mobile, a maior feira de móveis do mundo, onde os designers mais capacitados apresentam todas as tendências. Milão é também um paraíso para os apreciadores de alta gastronomia e de vida noturna, com uma infinidade de restaurantes Michelin e bares sofisticados que oferecem experiências superlativas. Os mercados de rua também são uma atração imperdível, onde se pode saborear os autênticos sabores italianos num ambiente animado e acolhedor. Milão é uma cidade onde a moda e o design andam de mãos dadas, criando um palco de luxo e elegância incomparável. É um destino que inspira e encanta, deixando uma marca permanente no coração de todos os que a visitam.
O que fazer
Brera District – conhecido como o bairro dos artistas de Milão, é um espaço vibrante repleto de galerias de arte contemporânea. As ruelas contribuem para o charme de Brera, bem como lojas e restaurantes milaneses.
Fondazione Prada – situada no L.go Isarco, 2. Fundada em 1993 e presidida por Miuccia Prada e Patrizio Bertelli é uma instituição de arte e cultura que merece uma visita.
Mudec – este museu está na Via Tortona, 56, tem ateliers, oficinas e uma série de exposições que mudam ao longo do ano. Embora o design elegante e moderno do museu seja uma obra de arte em si, os visitantes podem ver várias formas de arte com uma visão de diferentes culturas.
Marchesi 1824 – esta pastelaria situada na Galleria Vittorio Emanuele II, é um lugar de culto em Milão onde os visitantes podem desfrutar do elegante ambiente milanês que oferece desde café a outras bebidas e os tradicionais babás.
Onde comer
Yapa – situado na Viale Monte Nero, 34, este restaurante, pouco convencional, é dirigido pelo chef Matteo Pancetti que vai buscar o nome a “aquele algo extra.” Quebrando todas as regras transforma-se num local de culto onde a cozinha da Ásia e América do Sul são a estrela principal.
Enrico Bartolini al Mudec – na Via Tortona 56, no terceiro andar do Museo delle Culture, tem um ambiente elegante e contemporâneo em estilo lounge. É o único três estrelas Michelin de Milão.
Silvano Vini e Cibi no Banco – situado na Piazza Morbegno, 2, este restaurante tem uma cozinha inspirada nas avós italianas onde a lasanha nos leva ao aconchego das memórias de infância.
Seta by Antonio Guida – está hotel Mandarin Oriental, oferece oportunidade de jantar ao ar livre durante os meses mais quentes e observar o trabalho do chef, o que transforma a refeição numa peça de teatro.
DaV – localizado na Allianz Tower, Piazza Tre Torri, 3 é uma experiência que começa com uma visita a um dos arranha-céus mais altos de Itália, no movimentado bairro City.
Onde fazer compras
Quadrilatero della Moda – o aglomerado de ruas que forma este bairro de lojas de luxo é lugar de lazer e contemplação. É também uma zona comercial no Centro Storico. A principal rua, Via Monte Napoleone, está ladeada de lojas de moda de estilistas, de antiguidades e cafés sofisticados em palácios neoclássicos. Nas proximidades, o museu Palazzo Morando exibe trajes de época e o Museo Bagatti Valsecchi mostra artes decorativas do Renascimento.
La Rinascente – situada na Piazza del Duomo, é uma das lojas mais famosas de Itália.
Onde dormir
Bulgari Hotel – escondido numa rua residencial entre o antigo bairro artístico de Brera e o triângulo dourado de compras, este hotel fica no meio de um imenso jardim.
Armani Hotel – Giorgio Armani não deixou nada ao acaso neste espaço que transcende qualquer proposta de luxo. Desde o comprimento das toalhas de banho, as portas de madrepérola, as paredes forradas de couro bege e as cabeceiras iluminadas, tudo foi pensado ao pormenor.
Casa Cipriani – localizado no número 24 da Via Palestro, oferece quartos repletos de luxo e um serviço tão singular quanto a propriedade onde está inserido.
Palazzo Parigi Hotel & Grand Spa – está no Corso di Porta Nuova, 1, este magnífico hotel tem quartos do designer Pierre-Yves Rochon. Símbolo de opulência italiana é tão impressionante quanto o spa, em estilo marroquino.