Para os amantes de arte e cultura, este ano ainda reserva dois eventos únicos em cidades icónicas da Europa. Ambas as exposições são uma oportunidade para vivenciar de perto o impacto da arte e do design na cultura contemporânea, enquanto se explora a rica tapeçaria de ideias e inspirações que moldaram essas criações notáveis. Seja em Paris ou Amesterdão, estas mostras prometem uma experiência enriquecedora para os que procuram aprofundar o seu entendimento sobre a intersecção entre arte, moda e identidade.
The Flowers of Yves Saint Laurent, Musée Yves Saint Laurent, Paris
De 20 de setembro 2024 a 4 de maio 2025
Montada pelos curadores Olivier Saillard e Gaël Mamine, a exposição acontece logo a seguir à mostra de abertura, patente no Musée Yves Saint Laurent em Marraquexe até 4 de maio de 2025. Pela primeira vez, os dois museus uniram forças para organizar uma exposição conjunta dedicada a um tema importante da obra do designer. Apaixonado por flores, Yves Saint Laurent partilhava a sua admiração pela Natureza com muitos artistas e escritores, em particular com um dos seus autores favoritos, Marcel Proust. As mais de trinta peças de roupa e desenhos selecionados para a exposição The Flowers of Yves Saint Laurent dão a conhecer esta simbiose entre a Natureza, a literatura e a obra de Yves Saint Laurent. Tal como num livro, cada capítulo da mostra combina as citações de Proust com as silhuetas floridas de Yves Saint Laurent, acessórios e desenhos. E, tal como num jardim, as flores estão por todo o lado, revelando a personalidade e os gostos do criador: do lírio-do-vale tão caro a Christian Dior ao logótipo YSL com o seu monograma em forma de lírio, passando pelas rosas, que significam o seu amor às buganvílias de Marrocos.
Os primeiros bordados aplicados num vestido da primavera-verão de 1962, os padrões da coleção de primavera-verão de 2001, uma referência inesquecível às pinturas de Pierre Bonnard, as flores de seda usadas na passarela por Laetitia Casta, que desfilou como noiva no verão em 1999… São muitos os exemplos da arte de YSL a conhecer ao vivo em Paris já a partir do dia 20 de setembro.
Ana Lupas, On This Side of the River Elbe, Stedelijk Museum Amsterdam
Até 15 de setembro de 2024
Esta é a primeira visão abrangente da obra de Ana Lupas (1940, Cluj-Napoca, Roménia), para ver no Stedelijk Museum Amsterdam. Lupas emergiu na década de 1960 como uma das principais artistas da Europa de Leste da sua geração. A sua carreira, que abrange mais de seis décadas, é um testemunho da sua resiliência e empenho inabalável na expressão artística, no meio de circunstâncias políticas difíceis. O trabalho da artista romena continua a ser relevante, ecoando temas atuais de resistência, individualidade e preservação do património cultural. Com base num envolvimento significativo com a paisagem, os materiais naturais e as comunidades locais, a sua prática abraça um regresso a valores antigos ameaçados pela modernização em grande escala, revelando uma ligação profunda com a Natureza e um desejo de restaurar a harmonia. A obra variada de Lupas inclui têxteis, esculturas, instalações, expõe tradições, rituais e narrativas locais, e revela a sua profunda exploração da história e da identidade.