O mundo da moda continua a surpreender, especialmente pelas parcerias que têm surgido recentemente. Um exemplo disso é o novo lançamento da Louis Vuitton: uma coleção cápsula dedicada ao vestuário prático, que inclui uma colaboração de calçado com a Timberland. Destacando-se no desfile masculino de outono-inverno 2024 de Pharrell Williams, esta linha revisita as origens do vestuário de trabalho do Oeste americano, reinterpretadas através da perspetiva artesanal da Louis Vuitton.
A coleção de pronto-a-vestir inclui gangas características e detalhes de apliques de couro, inspirados no guarda-roupa do Velho Oeste, aplicados nos bolsos de blusões e casacos trucker, desenhados com cortes volumosos e esculturais, mantendo-se fiéis às linhas funcionais do vestuário de trabalho americano. Botões em turquesa, bordados e tachas adornam as peças, evidenciando o delicado savoir-faire da maison.
Um dos elementos mais destacados da coleção é a Keepall 50 Toolbox, que oferece uma abordagem utilitária à icónica carteira da Louis Vuitton. Esta peça é forrada em Monogram Canvas e equipada com vários bolsos externos. A coleção inclui ainda um frasco de aço e uma cigarreira, ambos com gravuras inspiradas nas botas de trabalho do faroeste americano, bem como um lenço de seda que homenageia este acessório intemporal.
A grande novidade é a coleção cápsula destacar a primeira colaboração de botas de trabalho entre a Louis Vuitton e a Timberland. A bota LV 6-Inch é apresentada em dois modelos e várias versões, com isolamento térmico e construção à prova de água com costura selada. Estas botas têm uma sola de borracha exclusiva, relevos elegantes com o Monograma LV, forros com Monograma em relevo, ilhós Louis Vuitton e etiquetas de couro nas cores tradicionais de trigo ou preto.
Apresentadas anteriormente este ano durante a Semana da Moda de Paris, a Louis Vuitton e a Timberland reinventaram as icónicas botas em sete versões diferentes. São fabricadas com materiais mais resistentes, como o couro Nobuck italiano premium, e mantêm a construção à prova de água e as solas robustas de borracha. Apesar da resistência, o conforto continua a ser uma prioridade. Para além das características típicas da Timberland, os monogramas em relevo e os detalhes em ouro de 18 quilates revelam o ADN da maison.
“Timberland faz todo o sentido”, afirmou Pharrell sobre a parceria da LV com o omnipresente fabricante de calçado americano. “É algo que adoramos, mas ao mesmo tempo, quer estejamos na rua ou numa fábrica, as Timberland duram muito e são resistentes. E se vamos gastar o nosso rendimento disponível numa altura destas, é preciso que seja em algo que realmente dure. E a única coisa que se sabe sobre a Timberland é que vai durar”.
Embora esta seja a primeira colaboração oficial da maison com a icónica marca de calçado americana, a Louis Vuitton já vinha a criar versões das botas Timberland desde os tempos de Virgil Abloh. O falecido e influente designer de moda masculina era um grande entusiasta deste estilo, tendo colaborado diretamente com a Timberland em diversas ocasiões através da sua marca Off-White. Pharrell Williams, o atual diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton, também tem uma longa história de colaborações com a Timberland, especialmente através da sua marca Bee Line, no início da década de 2010.