Quando tradição, mestria e heranças milenares passadas de geração em geração dão as mãos ao empreendedorismo e criatividade, o resultado só poderia ser excecional: Olival, uma coleção inédita que harmoniza na perfeição a produção de azeite de alta qualidade, o “ouro alentejano” com a melhor tradição da faiança artística.
Com o cunho inconfundível do Esporão e da Bordallo Pinheiro, que se uniram numa aliança duradoura para fazer chegar a todas as mesas uma verdadeira homenagem ao saber-fazer nacional, a coleção Olival, composta por uma travessa, um jarro, uma saladeira, um prato de sobremesa, um prato de queijos e uma taça de degustação de azeite promete uma verdadeira experiência estética e sensorial.
Um perfeito deleite para os sentidos, toda a linha de mesa é inspirada na oliveira, símbolo da eternidade e imortalidade, da paz, da sabedoria e da fertilidade, e na paisagem alentejana, com as suas típicas paredes caiadas de branco num cenário também ele pautado por sabedoria e beleza rústicas.
Delicadamente trabalhadas por mãos hábeis e experientes, cada peça, única, foi pensada para enaltecer a cor do azeite, numa celebração à riqueza deste “néctar dos deuses” na gastronomia nacional, em contraste com o branco e os elementos decorativos minuciosamente pintados à mão.
Sobre a superfície branca e texturizada das peças, a evocar fielmente o revestimento caiado do casario alentejano, é a oliveira que assume o protagonismo, através de composições várias, como ramos, o tronco com as suas diferentes texturas ou azeitonas, como a Galega, a variedade autóctone mais emblemática de Portugal, nos diversos tons de maturação – todas elas relevos cerâmicos pintados manualmente.
A apresentação de Olival teve recentemente lugar na Herdade do Esporão, num evento que, além da visita aos diferentes olivais da herdade, contou com uma prova de azeites, culminando num jantar que, naturalmente, teve o azeite e Olival como protagonista. Uma experiência, à semelhança do azeite, também ela divina, sob a batuta de Carlos Teixeira, head chef do restaurante da Herdade do Esporão, reconhecido com uma estrela Michelin e uma estrela Verde, numa sublime harmonia de sabores. A inesperada apresentação de um grupo de Cante Alentejano, Património Imaterial da Humanidade, veio encerrar a noite com chave de ouro.
A coleção Olival já se encontra à venda.