Todos os anos, por alturas do mês de maio, os ateliês de alta-joalharia da Maison Chopard desfilam toda a sua criatividade e know-how. Criada por Caroline Scheufele, Co-Presidente e Diretora Artística da Chopard, para fazer brilhar ainda mais as atrizes na passadeira vermelha do Festival de Cinema de Cannes, do qual a Chopard é patrocinadora oficial desde 1998, a Red Carpet Collection tornou-se, ao longo dos anos, o evento mais aguardado do calendário de joias da maison. Este ano não foi exceção e a coleção de 77 peças “Contes de Fées”, inspirada no mundo dos contos de fadas, iluminou a Croisette (Cannes). Criações ternas, divertidas e extravagantes, sempre preciosas, acompanharam peças de elegância régia num mundo onírico e encantado. Um mês depois do evento dedicado à 7ª Arte, e na qualidade de membro da joalharia da Fédération de la Haute Couture et de la Mode, a Chopard expôs uma seleção das criações da sua Red Carpet Collection no âmbito da Semana da Alta Costura de Paris — que aconteceu, este ano, de 24 a 27 de junho.
“Era uma vez…”
Em todo o mundo, em todas as culturas e em todas as épocas da vida, os contos de fadas fazem parte do imaginário coletivo. Estas histórias fabulosas, muitas vezes baseadas no folclore popular, convidam-nos a sonhar e a abrir as portas da imaginação. Florestas encantadas, reinos longínquos, animais que falam, criaturas fantásticas com poderes mágicos… são algumas das reminiscências da infância que inspiraram Caroline Scheufele através de uma interpretação brilhante e muito pessoal. No mundo quimérico dos “Contes de Fées“, os contos de fadas da Chopard, o maravilhoso cruza-se com a alta-joalharia na sua forma mais pura, com criações mágicas que ecoam peças de classicismo real. A coleção Red Carpet 2024 ilustra tudo isto, e muito mais, graças ao trabalho notável de artesãos apaixonados.
As peças em destaque
São várias as criações fantásticas! Destacamos o colar escultural inspirado no carvalho — cujo entrelaçamento de ouro rosa ético e de titânio, adornado com folhas de tsavorita, flores de safira amarela lapidadas em briolette e bolotas de titânio esculpidas, exigiu seis meses de trabalho e a intervenção de quatro joalheiros e lapidadores de pedras preciosas; os dois longos pingentes adornados, respetivamente, com uma chave de diamantes e rubis e um coração coberto por um pavê de diamantes e safiras azuis e cor-de-rosa com brincos a condizer; os dois anéis inspirados no mundo dos contos de fadas em que, no primeiro, dois sapinhos em titânio e esmeraldas lapidadas em forma de pera seguram uma coroa de ouro ético amarelo cravejado de rubelitas e diamantes brancos e amarelos — no centro, encontra-se uma magnífica rubelita de corte redondo de 17,7 quilates e, no segundo, um anjo, cujo rosto é delicadamente esculpido em ouro ético branco e os braços são cravejados de diamantes, de onde saem asas de turmalina cor de melancia cinzeladas e adornadas com contas de diamantes. Para realçar o decote, três pares de brincos compridos exibem diamantes, esmeraldas e diamantes amarelos em corte de pera; outro um par de brincos, para as mais aventureiras, de titânio cravejado de esmeraldas, é adornado com flores de turmalina Paraíba e diamantes. No pulso, brilha ainda a magnífica pulseira em ouro branco ético composta por três filas de contas de esmeraldas e diamantes de lapidação marquise em torno de três esmeraldas de lapidação coração.
Sobre a alta-joalharia Chopard
A extraordinária coleção Animal World confirmou a posição da Chopard em 2010 no firmamento das Casas de Alta Joalharia. Caroline Scheufele rompeu com a linguagem comum ao escolher não só os animais considerados mais nobres, mas também ao prestar homenagem ao mundo animal em toda a sua imensidão. Ratos, moscas, porcos, sardinhas e aranhas receberam a mesma atenção que ursos polares, borboletas, pavões e papagaios. Desafiar as convenções, ultrapassar os limites da audácia e da possibilidade, como é o caso desta Coleção Red Carpet, tem vindo a ser o seu trabalho.