A parceria entre um dos mais talentosos jovens chefs portugueses, Pedro Pena Bastos, e a marca que mais generosamente leva Portugal a todos os cantos do mundo, a Vista Alegre, resultou no prato Wabi-sabi, que integra agora a coleção Chefs’ Collection. Inspirado na filosofia japonesa em que “tudo é transitório e nada é perfeito ou imutável”, e segundo a escolha do chef, o prato de porcelana, que também pode ser usado como taça, exibe um delicado trabalho de relevos fazendo lembrar raízes que se apoderam da peça, destacando a força e poder da Natureza. Integrada na coleção Chefs’ Collection, esta peça em biscuit tem a dimensão ideal para a melhor experiência de degustação, com uma área de empratamento bem delimitada, e a única porção vidrada do prato é a mais profunda, para colocação de molho.
“O desafio veio acordar um sonho de há muitos anos, a possibilidade de criar uma peça que transmite e me ajuda a expressar a minha cozinha de uma forma simples e elementar respeitando o que acredito serem os meus pilares na cozinha. O contraste entre a Natureza, com as suas formas orgânicas, e a elegância de uma peça onde o respeito pelos ingredientes é salientado bem no centro deste prato.” — Pedro Pena Bastos.
O prato Wabi-sabi está à venda exclusivamente para o setor profissional de Hotelaria e Restauração, aqui.
Sobre o Chef Pedro Pena Bastos
É considerado um dos mais talentosos jovens chefs portugueses. Formado em Cozinha pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, estagiou nos restaurantes Belcanto e Feitoria, em Lisboa, até abrir, em 2011, a empresa Revolta do Palato, dedicada a eventos. Trabalhou na Herdade do Esporão, período durante o qual recebe um Garfo de Prata, e em 2018 abriu o inovador Ceia, em Lisboa, com um menu único servido a 14 pessoas numa mesa comum, considerado pela revista Time Out “o fine dining mais sofisticado e interrelacional de Lisboa”. Durante a pandemia, Pena Bastos ingressa no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa com o projeto Cura e, logo no primeiro ano, conquista uma estrela Michelin e um Garfo de Prata. Graças à participação em programas de TV, o seu nome ganha notoriedade nacional. No premiado Cura gere todos os detalhes nas mesas, no empratamento e até na banda sonora que acompanha as refeições. Criativo e sem medo de experimentar, o chef está atento à sustentabilidade e ao desperdício zero, preferindo trabalhar com pequenos produtores, acompanhar a sazonalidade e usar ingredientes inesperados. Pedro Pena Bastos integrou o guia “20 chefs que vão dar que falar”, do jornal Expresso, no âmbito dos 20 anos da marca Boa Cama Boa Mesa.