Homenagem às casas lendárias e aos jovens mestres da arte num périplo pelo deslumbrante mundo da alta-joalharia. Quer se trate da elegância intemporal de Boucheron, do fascínio moderno de Dior ou dos tons vibrantes da Bulgari, a joalharia é um testemunho do poder intemporal da arte e da manufatura.
Há um grupo restrito de marcas e talentos que iluminam a paisagem da alta-joalharia com um brilho sem paralelo, cativando mulheres e homens, criadores e artistas com muitas das suas peças mais raras expostas em museus e instituições culturais. Desde as maisons com séculos de herança até aos designers emergentes que ultrapassam os limites da inovação, o reino da joalharia mais delicada continua a encantar e a inspirar com a sua magnificência e engenho.
Há mais de 160 anos que a Boucheron é sinónimo de elegância e de um artesanato de exceção. Da icónica coleção Serpent Bohème — nascida no ateliê da maison em 1968, a coleção conquistou o seu lugar como um clássico da Boucheron e encarna o espírito livre e o know-how dos seus artesãos — às deslumbrantes criações de alta-joalharia inspiradas na Natureza e nas artes, a casa continua a cativar com a sua estética refinada e propostas vanguardistas. As peças da coleção More is More, verdadeiras joias de tecnicidade, experimentação e produção, celebram a ousadia e a alta-joalharia através da combinação de materiais, pedras, diamantes e cores.
Dior, epítome da sofisticação e do glamour no mundo da alta-costura
Com um legado de inovação e criatividade que remonta ao icónico New Look dos anos 50, os desenhos das suas peças de alta-joalharia combinam a elegância clássica com a sensibilidade moderna, numa celebração clara da feminilidade e do luxo. Atente-se na coleção Délicat, que, ao aplicar os princípios da alta-costura à joalharia, celebra e reinterpreta o património da Dior numa profusão de pedras de tamanhos e cores variáveis. Essa foi a ambição de Victoire de Castellane, que utiliza a sua estética singular numa coleção exclusiva e inédita, cujas peças imitam a delicadeza dos bordados. Combináveis, estas joias acompanham e sublimam as curvas do corpo como peças de alta-costura, cruzando-se, entrelaçando-se, sobrepondo-se, misturando-se e separando-se, evidenciando a magia dos rubis, das esmeraldas, das safiras azuis, das rubelitas e das tanzanitas em tonalidades ousadas e composições complexas.
Van Cleef & Arpels, criações inspiradas na Natureza
A casa fundada em 1906, tem encantado o mundo com as suas criações inspiradas na Natureza, nos contos de fadas e na beleza poética do Universo. Desde a icónica coleção Alhambra até à lendária técnica Mystery Set, as joias da Van Cleef & Arpels são um testemunho da habilidade e da elegância intemporal da maison. À coleção Frivole, juntam-se este ano cinco peças radiantes, incluindo uma pulseira com sete flores em ouro branco, um anel Between the Finger em ouro rosa e um anel com oito flores que apresenta um diálogo entre ouro rosa e ouro branco.
Tiffany & Co., luxo, estilo e romance
Com um legado que abrange mais de 180 anos, a Tiffany & Co. — fundada em Nova Iorque (1837) por Charles Lewis Tiffany — conta com uma equipa de mais de três mil artesãos especializados que lapidam os diamantes Tiffany e criam joias nas oficinas da empresa, confirmando o compromisso da marca com a máxima qualidade. Desde o lendário anel de noivado Tiffany Setting até à icónica Tiffany Blue Box, as criações de joalharia da marca são apreciadas pelo seu requintado trabalho artesanal, design e simbolismo intemporais. Em destaque, a campanha de alta-joalharia protagonizada pela atriz e embaixadora da casa, Anya Taylor-Joy, que veste as obras-primas Schlumberger by Tiffany & Co. e Blue Book 2023: Out of the Blue. Esta versão moderna do glamour clássico de Hollywood provoca um diálogo entre o legado e a modernidade através dos extraordinários diamantes e dos designs de alta-joalharia com pedras preciosas raras usados por Taylor-Joy.
Bulgari, contemporaneidade e a sofisticação italianas
Outro nome incontornável no seio da alta-joalharia, rica e elaborada, reconhecida pelos seus desenhos intrincados e pedras preciosas vibrantes, símbolo de luxo e charme desde a sua fundação, em 1884 (Roma). Desde a celebrada coleção Serpenti até às mais deslumbrantes criações de alta-joalharia, os desenhos das joias Bulgari refletem a contemporaneidade e a sofisticação inconfundivelmente italianas.
Cartier, valorizar a beleza
Deste grupo restrito, faz parte ainda a Cartier, que desde 1847 explora o seu património com criatividade, atenta à descoberta do mundo, inspirada nas várias culturas e dedicada a valorizar a beleza, como o demonstram as numerosas exposições da Coleção Cartier em todo o mundo, bem como a bibliografia da maison. O relógio Cartier Libre, com caixa em ouro rosa ródio 750/1000 e bracelete reversível cravejada com 735 diamantes em talhe brilhante, ponteiros em forma de espada em aço em tons de rosa e vidro de safira, é exemplo da sua mestria, visão e força criativa.