Reconhecido como o cronógrafo mais icónico da Terra, o Omega Speedmaster Moonwatch é agora lançado com um mostrador branco lacado inspirado na exploração espacial e na famosa herança da própria coleção.
Este novo modelo tem sido muito aguardado pelos fãs do Moonwatch desde novembro de 2023, quando a primeira edição foi vista no pulso do embaixador da marca, Daniel Craig, na Exposição Planet Omega, em Nova Iorque. O design foi agora revelado oficialmente e estará disponível para venda ao público.
A característica mais distintiva do relógio é o seu raro mostrador branco. Quando o Speedmaster original foi criado em 1957, um dos principais objetivos dos designers era produzir um display de fácil leitura e com excelente legibilidade. Consequentemente, os ponteiros e índices brancos num mostrador preto. Nesta nova versão, a paleta de cores oposta tem o mesmo resultado. A Omega não só produziu este novo mostrador em branco com detalhes em preto e novos índices aplicados, como os designers também adicionaram o nome Speedmaster a vermelho e conferiram a toda a superfície um acabamento lacado brilhante – esta técnica foi utilizada pela primeira vez no mostrador escalonado do Moonwatch.
Porquê branco? A principal inspiração para este novo visual são as cores branca e preta dos fatos espaciais dos astronautas, especialmente aqueles usados durante atividades extra veiculares (EVA), como caminhadas espaciais. Trata-se de uma ligação autêntica, já que o Speedmaster Moonwatch é utilizado oficialmente pelos astronautas da NASA desde 1965 e é conhecido como o primeiro relógio usado na Lua. Por outro lado, o vermelho simboliza as listas desta cor vistas nos fatos desde a Apollo 13, em 1970, para indicar a posição do comandante. Há ainda outro motivo especial para a utilização do branco. Em 1969, a marca criou o protótipo ALASKA I como parte de um projeto secreto com a NASA para conceber o relógio espacial perfeito. Após meses de experiências, a Omega escolheu um mostrador branco porque proporciona um coeficiente de reflexão térmica particularmente eficaz. O nome Speedmaster vermelho no novo modelo é, ainda, uma homenagem à caixa protetora vermelha que cercava o relógio ALASKA I original.
Para além do mostrador branco, o relógio de 42 mm em aço inoxidável é apresentado numa confortável pulseira em aço inoxidável de inspiração vintage, com cinco elos arqueados por fila. Um visual clássico com detalhes polidos e escovados. Também estão disponíveis mais duas versões, incluindo uma com pulseira em pele preta microperfurada com costura vermelha e branca e outra com pulseira em borracha antibacteriana com padrão de superfície lunar em relevo positivo na parte inferior, para maior conforto e estética. Para os fãs do Moonwatch, a luneta em alumínio anodizado preto de cada relógio recebeu o famoso “Dot over Ninety” na escala taquimétrica; no interior, bate o movimento Co-Axial Master Chronometer Calibre 386, a mais recente versão do lendário Calibre 321 em que os astronautas confiaram na lua.