A Semana de Design de Milão 2024 foi palco de vários lançamentos, entre eles o das novas coleções da Hermès, em conjunto com peças do seu património. Esta combinação joga com a ambiguidade temporal, demonstrando que os objetos Hermès não são afetados pelo tempo nem pelas tendências, sempre passageiras. Seguindo um percurso que evoca a nossa relação com o mundo que nos rodeia, a observação aturada das matérias-primas — tijolo, pedra, ardósia, madeira e terra compactada —, conduziu a maison à criação de uma série de objetos e peças de mobiliário que confirmam a mestria dos seus mestres artesãos e a forma como tão bem seleciona os melhores materiais.
Símbolo poderoso da herança cultural da casa, a seda de jóquei, com motivos geométricos coloridos, é uma inspiração para artigos de couro e têxteis. Baldes, cestos e centros de mesa em pele foram criados por artesãos altamente qualificados e especialistas nas artes da marroquinaria e do fabrico de selas. O virtuosismo artesanal é ainda visível nas mantas em tons subtis e com efeito degradê e nas grandes colchas de cachemira, em novos tamanhos, realçadas pelas linhas gráficas, tingidas, feitas à medida ou acolchoadas e bordadas.
1. Candeeiro Voltige d’Hermès
Rédeas, chicotes e varas de saltos… Esta nova linha de candeeiros tem uma identidade claramente equestre, com uma haste esguia em pele entrançada de dois tons, um abajur em linho com debrum em pele e uma base patinada com acabamento em bronze. Subestimado e único, joga com texturas, materiais e cores.
2. Cesto Derby
Pela primeira vez, o saber-fazer da selaria e da marroquinaria foi utilizado para criar uma linha de objetos. Os cestos para cobertores, os baldes e os centros de mesa são inteiramente fabricados em couro. O material é aqui utilizado para explorar a construção, a escala, a cor e a geometria. As tiras de couro colorido de ambos os lados, perfuradas e cosidas à mão, são enroladas para formar um cesto, enquanto os centros de mesa, em marchetaria de couro, apresentam motivos gráficos. Toda a habilidade dos artesãos da casa é utilizada para transformar couro flexível em objetos sólidos.
3. Serviço de jantar Tressages Équestres
Símbolo da ligação íntima entre cavalo e cavaleiro, as vinte e sete peças deste novo serviço de jantar representam a passamanaria e o entrançado dos arreios. O branco caulino da porcelana realça os desenhos arejados e texturados de Virginie Jamin, com laços de couro natural e laços de algodão, acentuados por traços de verde menta, amarelo limão ou azul-petróleo.