Naquela que foi a casa do último rei de Itália, Humberto II, só poderia sobressair a mais sublime cozinha italiana. Com uma vista privilegiada sobre o oceano que banha a baía de Cascais, o restaurante Belvedere reabre as suas portas com um espaço totalmente renovado e uma nova carta que convida a experimentar a cozinha italiana, autêntica e sofisticada. O novo Belvedere apresenta os sublimes sabores daquele país, com os ingredientes mais frescos, sem prejuízo da autenticidade das receitas tradicionais, tudo pontuado com muita elegância. A carta é assinada por Luís Sousa, chef executivo do Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, especialista em cozinha mediterrânica pelo Culinary Institute of America, que convida a uma viagem feita de sabores e saberes tradicionalmente italianos, do mar e da terra, que resultam em receitas sublimes.
Tra Mare e Terra, uma carta que se divide entre o mar e a terra e torna difícil a escolha. As primi instanti (entradas) prometem abrir o apetite e deixar água na boca, nomeadamente com o fritto misto di mare (frito misto do mar), o carpaccio di manzo (carpaccio de novilho) e o gamberi tigre alla griglia, aglio nero e pesto di pomodori secchi al basilico (camarão-tigre grelhado, alho negro e pesto de tomate seco com manjericão).
Para os fiéis adeptos de massa (e não só), esta carta não deixará ninguém indiferente. Contam-se entre as opções, o linguine all’astice (linguine com lavagante), o rigatoni alla gricia (rigatoni com bochecha de porco fumada, pecorino romano e pimenta) ou o risotto carnaroli “riso principato di lucedio” agli asparagi con capasanta brasata e lime (risoto carnaroli “riso principato di lucedio” de espargos com vieira braseada e lima).
No Mar, destaca-se o triglie con finocchi e salsa di fegato (salmonete com funcho e molho de fígados), o cacciucco alla livornese (guisado de peixe e marisco à moda de Livorno) e o polpo fritto con dragoncello, arancia rossa e bottarga (polvo frito com estragão e laranja-de-sangue).
Na Terra, as opções passam pela tagliata di manzo (tagliata de novilho), o carrè di agnello con pistacchi (carré de borrego com pistácios), a cotoletta di vitello alla milanese (costeleta de vitela à milanesa) e o porchetta di maialino da latte (leitão assado), na qualidade de principais destaques; o acompanhamento fica à escolha do cliente, salientando-se a verdure alla griglia con pesto (legumes grelhados com pesto), a patate al forno con taleggio (batata assada com taleggio) e a tagliollini al tartufo (tagliollini trufado).
Quem preferir um dos pratos vegetarianos pode optar pela lasagne alla portofino (lasanha de pesto), o risotto di zucca, gorgonzola e noci (risoto de abóbora com gorgonzola e nozes) e a malfatti al pomodoro (almondegas de ricota e espinafres com molho de tomate) são alguns exemplos.
E para o grande final, qualquer uma das sobremesas é uma escolha envolvente: a torta meringata al limone (tarte de limão e merengue), a panna cotta di vaniglia alla marmellata di rabarbaro (panacota de baunilha e compota de ruibarbo), o tiramisu e os gelati e sorbetti artigianali (sorvetes e gelados artesanais).
Para acompanhar a refeição, existe uma carta de vinhos especial e esta promete uma viagem por todas as regiões da Itália, composta apenas por referências de pequenos produtores muito exclusivos, que dão a conhecer a qualidade do vinho italiano. A carta foi criada por Rodolfo Tristão, um dos sommeliers mais premiados em Portugal, professor na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e consultor de gastronomia e vinhos.
No Belvedere, a experiência é ampla. Aqui, o céu e o mar de Cascais misturam-se no horizonte em harmonia com o ambiente intimista do restaurante e as propostas gastronómicas, onde cada prato promete despertar muitos sentidos. O Belvedere abre todos os dias, a partir das 19h, com o serviço de jantar a funcionar até às 23h.