Não é a primeira vez que a marca de luxo se inspira e celebra o virtuosismo artístico e a criação, inspirando-se nos grandes artistas e obras de arte de sempre. Agora, a Montblanc presta homenagem a um dos principais artistas do movimento Art Nouveau e pioneiro rebelde do vanguardismo: Gustav Klimt.
A linha para colecionadores Masters of Art, uma série de coleções que homenageiam a procura dos grandes artistas pela autoexpressão em todas as disciplinas — uma busca que a maison celebra e na qual participa como insígnia enraizada na mestria artesanal —, foi recentemente ampliada com a segunda coleção, numa homenagem ao visionário criativo Gustav Klimt, considerado um dos mais importantes artistas da Art Nouveau e do simbolismo.
Gustav Klimt (1862), um colorista habilidoso e representante de uma nova estética decorativa além das fronteiras do Império austro-húngaro, expandiu os seus horizontes, além da arte tradicional, aos 35 anos e inaugurou uma mudança radical de estilo ao fundar a “Secessão de Viena”: uma nova associação de artistas progressistas. Na sua rebelião contra conceitos estereotipados na arte e na sociedade, Klimt foi um pioneiro do vanguardismo, experimentando meios de expressão novos e fora do comum. O artista fundiu a representação realista, a ornamentação e a abstração num estilo que atingiu o apogeu nos seus retratos visionários de grande formato, muitas vezes retratando mulheres. Klimt criou pinturas importantes com infusão de ouro, como O Beijo, assim como murais abstratos, como o Friso de Beethoven e o Friso de Stoclet.
À semelhança do que acontece em toda a coleção Masters of Art, as proporções da tampa e do corpo dos instrumentos de escrita correspondem à proporção áurea, um princípio estético intemporal que liga muitas das obras de arte mais admiradas do mundo. Os principais detalhes de design apresentados em cada uma das cinco edições limitadas que compõem a coleção “Masters of Art Homenagem a Gustav Klimt” são inspirados nas influências artísticas e na visão de Klimt. A forma geral é inspirada naquele importante momento vienense, com os “cortes” criados pelos anéis a simbolizar os cortes na arquitetura da Secessão — o cone é inspirado na cúpula do edifício da Secessão de Viena, enquanto o embutido verde lembra a cor da revista do grupo Ver Sacrum.
O clipe especialmente desenhado refere-se à pintura Pallas Athene de Klimt: as linhas ligeiramente curvas que terminam em três espirais correspondem à decoração da moldura de metal forjado da pintura, que o artista encomendou para a sua pintura da deusa. A ornamentação em espiral, um motivo típico encontrado nas joias de ouro micénicas, refere-se à terra natal grega de Atena. O “GK”, apresentado em todas as edições, é o monograma de Gustav Klimt publicado no catálogo XIV da Secessão de Viena, em 1902.
Masters of Art Homenagem a Gustav Klimt Edição Limitada 4810
Numa referência à altura do Mont Blanc, a “Montblanc Masters of Art Homenagem a Gustav Klimt Edição Limitada 4810” celebra o início artístico de Klimt na Secessão de Viena e destaca no seu design elementos das obras-primas Pallas Athene e O Beijo. A combinação de laca azul translúcida e metal martelado revestido a ouro amarelo, o cone engastado com uma espinela sintética verde, o aparo em ouro amarelo Au 750 maciço produzido à mão finamente gravado e o emblema Montblanc, em resina preciosa branca e preta, inserido na parte superior da tampa, constituem parte das suas características.
Masters of Art Homenagem a Gustav Klimt Edição Limitada 888
A destacar, o embutido em relevo de ouro amarelo Au 750 maciço na tampa revestida a platina, com as espirais e linhas verticais, como símbolo das cordas de uma lira, as linhas bidimensionais inspiradas nos relevos da fachada do edifício da Secessão contra o fundo mate da tampa e do corpo revestido a platina, a combinação de ouro amarelo Au 750 maciço e metal revestido a platina na tampa e no corpo, enriquecida por um cabochão de malaquite no cone, o aparo em ouro amarelo Au 750 maciço produzido à mão adornado com elementos gráficos gravados e o emblema Montblanc que coroa a edição, em madrepérola e engastado em ouro amarelo Au 750 maciço.
Masters of Art Homenagem a Gustav Klimt Edição Limitada 161
Limitada a 161 peças em referência à proporção áurea como medida ideal que incorpora a harmonia estética, o design da “Montblanc Masters of Art Homenagem a Gustav Klimt Edição Limitada 161” é baseado na sua obra O Beijo e é dedicado ao amor do artista pela arte e cultura japonesas. Gravações no cone em ouro rosa Au 750 maciço e numa parte da tampa em prata esterlina Ag 925, o diálogo entre a prata esterlina Ag 925 e o ouro maciço Au 750, o cabochão de aventurina verde no cone, o emblema Montblanc em madrepérola inserido no topo da tampa, engastado em ouro rosa Au 750 maciço, o aparo em ouro Au 750 maciço produzido à mão adornado com a decoração artística de linhas curvas e espirais e, ainda, entrelaçado no padrão do aparo o sinal Phi, simbolizando o número irracional 1,61 com as suas infinitas casas decimais, designando as proporções da proporção áurea, resumem a sua estética.
Masters of Art Homenagem a Gustav Klimt Edição Limitada 97
Produzida em ouro Au 750 maciço, laca e embutidos de pedra, exibe um padrão, na parte superior da tampa e no corpo, inspirado no motivo que Klimt utilizou no retrato de Adele Bloch-Bauer e em O Beijo; o mosaico em ónix preto e ágata branca no cone também se referem às famosas obras — engastado com um cabochão de crisoprase na base. A ágata branca, utilizada para produzir a pedra do emblema Montblanc, engastada em ouro amarelo Au 750 maciço na parte superior da tampa, a gravação em ouro maciço Au 750 da parte dianteira, o clipe revestido a ouro engastado com três diamantes de corte brilhante e a coruja, símbolo da Secessão, que adorna o aparo em ouro amarelo Au 750 maciço, sublinham a mestria dos artesãos da marca.
Masters of Art Homenagem a Gustav Klimt Edição Limitada 8
É a mais rara das edições, limitada a apenas oito peças em referência ao número da sorte nas culturas asiáticas. Na tampa e corpo, o mármore branco realça a decoração esqueletizada em ouro Au 750 maciço de triângulos, espirais e linhas embelezada por elaboradas técnicas de gravação, assim como embutidos de madrepérola, ónix preto e jade. Tampa em ouro amarelo Au 750 maciço, em ónix preto gravado à mão, adornado com um rubi vermelho. A decoração em ouro amarelo Au 750 maciço da Edição Limitada 8, executada utilizando técnicas de joalharia, transita no cone para um efeito de mosaico produzido a partir de ouro amarelo Au 750 maciço gravado à mão e engastado com as pedras preciosas tsavorita, ametista e citrino lapidadas individualmente. O aparo em ouro amarelo Au 750 maciço é decorado com um relevo especial de várias formas que refletem a linguagem geométrica típica de Klimt. O clipe é sublinhado por diamantes de corte brilhante e a parte superior da tampa é coroada com um emblema Montblanc engastado em diamantes.
Masters of Art Homenagem a Gustav Klimt: os acessórios
Além dos cinco instrumentos de escrita de edição limitada, o caderno com capa dourada e a tinta azul profundo do frasco de vidro exclusivo da Montblanc completam a experiência de escrita.
A coleção Montblanc Masters of Art Homenagem a Gustav Klimt já está disponível nas boutiques Montblanc em todo o mundo e online.