Do Grande Prémio de F1 no Mónaco à exposição de homenagem a Naomi Campbell, Viktor & Rolf ou à boneca Barbie, são vários os bons motivos que nos levam a descobrir outras cidades e as suas ofertas culturais. A descobrir já a seguir.
81.ª edição Fórmula 1 Grand Prix de Mónaco,
De 23 a 26 de maio de 2024, Monte Carlo
Se tiver de escolher um evento para planear uma viagem nos próximos tempos, que seja ao Mónaco. Indiscutivelmente considerado o melhor fim de semana do ano no principado, a adrenalina dispara quando os entusiastas da Fórmula 1 convergem para as ruas de Monte Carlo, onde muitos dos atuais pilotos e ex-pilotos residem. O circuito é famoso pelas curvas apertadas e elevações, e pelo “rugido” dos carros a passar. O túnel, um dos trechos mais famosos do circuito, proporciona belas vistas para aqueles que assistem à corrida em casa. É uma das pistas mais técnicas do calendário e uma vitória aqui consolida qualquer piloto como um dos melhores da sua geração.
Lake Como Design Festival 2024
De 14 a 22 de setembro de 2024, Lago de Como, Itália
Batizada Lightness e a par com as exposições e instalações deste ano, a 6.ª edição do Lake Como Design Festival inclui o concurso aberto para a Seleção de Design Contemporâneo, com a curadoria de Giovanna Massoni.
A leveza é o tema que orienta este novo evento, conduzindo os visitantes através de uma viagem alargada para explorar exposições e instalações específicas na cidade de Como e em torno do seu lago. “A edição deste ano será caracterizada por algumas confirmações e, ao mesmo tempo, por muitas novidades significativas”, disse Lorenzo Butti, criador e diretor artístico do festival. Entre as confirmações para esta edição, conta-se o regresso da Seleção de Design Contemporâneo, com o convite aberto a designers independentes. Serão, ainda, revisitados locais familiares que se tornaram parte integrante do festival, como o Palazzo del Broletto e a antiga igreja de San Pietro in Atrio, localizada no coração da cidade de Como. A inovação mais significativa desta nova edição será a abertura ao público do Chilometro della Conoscenza, em colaboração com a Associação Villa del Grumello e a Fundação Antonio Ratti, que acolherá o novo percurso expositivo. O Lake Como Design Festival é um evento temático anual que oferece exposições, reflexões e estudos abordados através de uma série de eventos no centro histórico da cidade de Como e em torno do lago que leva o seu nome. Estas exposições, palestras e eventos têm lugar em locais históricos, desconhecidos e quase esquecidos nesta área e na própria cidade. A missão do festival é estabelecer um diálogo original entre história, arquitetura, design e arte.
Bienal de Veneza
Até 24 de novembro de 2024, Veneza
Realizada a cada dois anos desde 1895 (intercalando com a Bienal de Arquitetura de Veneza, que acontece em anos opostos desde 1980), a Bienal de Veneza é o evento de arte mais prestigiado no calendário mundial e vê os principais artistas, colecionadores e curadores descerem à cidade. Sob o tema Foreigners Everywhere (Stranieri Ovunque), a 60.ª Exposição Internacional de Arte será realizada de 20 de abril a 24 de novembro de 2024 (com pré-abertura nos dias 17, 18 e 19 de abril), com curadoria de Adriano Pedrosa. “Sinto-me honrado e humilde com esta prestigiada nomeação, especialmente como o primeiro latino-americano a ser curador da Exposição Internacional de Arte e, de facto, o primeiro com sede no Hemisfério Sul”, comentou Pedrosa. Adriano Pedrosa (Brasil) é atualmente o diretor artístico do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP, onde foi curador de várias exposições. Recentemente, foi nomeado vencedor do Audrey Irmas Award for Curatorial Excellence 2023, que lhe foi entregue pelo Center for Curatorial Studies da Bard College, em Nova Iorque.
A exposição irá destacar artistas de diversas origens, dando espaço e visibilidade a grupos anteriormente marginalizados, como imigrantes, expatriados, pessoas queer e indivíduos indígenas. De acordo com Adriano Pedrosa, o título da Bienal Arte 2024 tem um duplo significado. “Em primeiro lugar, onde quer que vás, encontrarás sempre estrangeiros – eles/nós estamos em todo o lado. Em segundo lugar, independentemente do sítio onde nos encontramos, somos sempre, verdadeiramente e no fundo, um estrangeiro”, explica.
Viktor & Rolf: Fashion Statements
Até 6 de outubro de 2024, Museu Kunsthalle München, em Munique, Alemanha
A Alemanha presta homenagem à dupla de designers holandeses Viktor Horsting e Rolf Snoeren com esta mostra, onde está exposta uma centena das suas criações mais eloquentes. A exposição também marca a primeira grande retrospetiva sobre Viktor & Rolf. Durante mais de três décadas, Viktor Horsting e Rolf Snoeren exploraram com grande virtuosismo as fronteiras entre os mundos da alta-costura e da arte. Refletindo as paixões, obsessões e visão singular da dupla, a espetacular cenografia apresentará 100 das suas criações mais ousadas – muitas delas expostas pela primeira vez –, juntamente com vídeos, esboços, manequins vestidos com as criações icónicas dos designers e obras de artistas visuais de renome como Andreas Gursky, Ellen von Unwerth e Herb Ritts. Celebrados pela sua abordagem não convencional ao design, as suas criações foram abraçadas por artistas como Madonna, Tilda Swinton, Lady Gaga, Doja Cat e Cardi B e encenadas em inúmeros bailados, bem como numa ópera dirigida por Robert Wilson. Mais do que uma retrospetiva, a exposição pretende ser uma introspeção no corpo de trabalho dos designers, adotando uma abordagem temática às paixões e obsessões que foram tecidas no seu trabalho dos últimos trinta anos.
Statement Sleeves
Até 25 de agosto, Museu do Fashion Institute of Technology, Nova Iorque
Manga de afirmação: os meios de comunicação social da moda utilizam regularmente o termo há menos de uma década, porém muitos de nós conseguimos evocar imagens do que o mesmo descreve: um estilo de manga que é exagerado, embelezado, elaborado ou que chama a atenção de tal maneira que define uma peça de vestuário. Nos últimos anos, as mangas de afirmação têm sido vistas em inúmeras passarelas de moda, sem qualquer sinal de abrandamento. De balão a folhos, de fendidas a transparentes, há um estilo para todos.
Comissariada por Colleen Hill, curadora de Trajes e Acessórios, Statement Sleeves apresenta cerca de oitenta peças de moda da coleção permanente do The Museum at FIT – a maioria das quais é exposta pela primeira vez – e inclui trabalhos de designers de renome como Balenciaga, Tom Ford, Thierry Mugler, Schiaparelli e Vivienne Westwood. As coleções estão organizadas tematicamente ou por estéticas complementares e não por ordem cronológica. A exposição realça a forma como as mangas servem como forma vital de autoexpressão, que reflete os gestos e movimentos, mostra a sua capacidade de indicar épocas de moda específicas e as tendências a elas associadas e proclama o seu papel como significante de estatuto, gosto e personalidade.
Barbie: The Exhibition
A partir de 5 de julho de 2024, Design Museum, Londres
Depois do sucesso e frenesim com a Barbie no cinema, surge agora uma exposição – a “Barbiemania” parece não ter fim… O Design Museum vai exibir uma evolução de 65 anos da icónica boneca. O legado da Barbie começou em 1959, quando Ruth Handler quis criar uma história diferente para a sua filha Barbara. Uma boneca que servisse de brinquedo, mas também de modelo para a pequena Barbara, dando-lhe uma narrativa diferente da que estava disponível para as crianças na altura.
Comissariada pela curadora do museu, Danielle Thom, a exposição explora a evolução de uma das bonecas mais famosas do mundo através do design, incluindo moda, arquitetura, móveis e design de automóveis.
Para assinalar o 65.º aniversário da famosa boneca da Mattel, o museu estabeleceu uma parceria com o fabricante de brinquedos para mergulhar na evolução do design da moda, das casas, do mobiliário e dos veículos da Barbie recorrendo a objetos dos arquivos da empresa. A ser preparada há três anos, a equipa do Design Museum teve acesso aos arquivos da Barbie na Califórnia para traçar o legado deste ícone cultural. A exposição incluirá peças raras e únicas, bem como aquisições do museu e empréstimos privados que, em conjunto, traçarão a história da icónica insígnia. “A Barbie é uma das marcas mais reconhecidas do planeta e, como vimos recentemente, a sua história evolui a cada nova geração”, disse Tim Marlow, diretor e administrador executivo do Design Museum. “Esperamos apresentar uma gama completa de objetos apelativos, alguns familiares, mas muitos nunca vistos, para mostrar a evolução do design ao longo das décadas do mundo da Barbie”, acrescentou.
Paolo Roversi
Até 14 de julho de 2024, Palais Galliera Musée de la Mode, Paris
Com curadoria de Sylvie Lécallier, a exposição Paolo Roversi apresenta 140 obras de imagens inéditas, polaroides e arquivos que mergulham os visitantes na já extensa carreira do fotógrafo de moda italiano. Roversi trabalhou com os principais designers de moda e top models do mundo. A cenografia da exposição pretende conduzir os visitantes por uma viagem poética que sai da sombra e entra na luz. Mestre das artes fotográficas, a mostra de Roversi não é apenas sobre a fotografia, mas antes um périplo através de cinco décadas de moda, emoção e evolução artística.
O fotógrafo teceu uma tapeçaria de imagens que falam muito do fascínio do mundo da moda, em constante mudança, mas intemporal. A sua objetiva captou a essência da alta-costura através das páginas das revistas mais prestigiadas – Vogue França e Itália, Egoïste, Luncheon – e as suas colaborações com lendas do design como Yohji Yamamoto, Romeo Gigli e Rei Kawakubo são hoje icónicas.
Cada fotografia de Roversi é mais do que um mero instantâneo de moda; é um retrato, uma história, um momento no tempo registado para sempre. A sua capacidade de extrair a presença natural e intensa das melhores modelos do mundo e de dar vida a tecidos e formas é inigualável. Esta exposição, que apresenta 140 das suas obras, incluindo polaroides inéditas e tesouros de arquivo, é uma viagem, uma imersão poética que nos leva, das sombras para a luz, para o mundo de Roversi. A exposição não é apenas sobre fotografia de moda; é sobre a busca da beleza, a criação de um universo que desafia o tempo e as tendências.
Naomi
A partir de 22 de junho de 2024, Victoria & Albert Museum, South Kensington, Londres
Intitulada simplesmente Naomi, a exposição será “reveladora” e “celebrará a sua carreira” com os visitantes, segundo o famoso museu londrino. Examinará todo o percurso de Naomi Campbell, começando desde o início, quando foi observada em Covent Garden, com apenas 15 anos.
Para comemorar os 40 anos de carreira desta supermodelo original dos anos 90, a exposição contará com cerca de uma centena de visuais do extenso guarda-roupa de alta-costura da top model britânica, bem como arquivos de designers. A exposição de moda foi criada em colaboração com Campbell, pelo que talvez não devêssemos esperar os olhares mais críticos sobre o tema da estrela, mas, para muitas pessoas, o aspeto mais importante da exposição serão as peças de vestuário expostas. “Estamos a contar a história de uma carreira através das roupas – roupas que são extraordinárias”, referiu a curadora sénior de moda do V&A, Sonnet Stanfill. “Enquanto historiadora de moda, o que é tão fascinante é a forma como a sua carreira de 40 anos se cruza com o melhor da alta-costura”, acrescentou. Naomi Campbell, por seu turno, disse que se sente honrada por poder “partilhar a minha vida nas roupas com o mundo”. Serão exibidos desenhos icónicos de Alexander McQueen, Azzedine Alaïa, Chanel, Dolce & Gabbana, Versace, Jean Paul Gaultier, John Galliano, Karl Lagerfeld, Valentino, Virgil Abloh, Vivienne Westwood e Yves Saint Laurent. Uma instalação com curadoria do editor cessante da Vogue britânica, Edward Enninful, que também vai homenagear imagens famosas de Campbell, incluindo o trabalho de importantes fotógrafos de moda, como Nick Knight, Steven Meisel e Tim Walker. A mostra vai ainda elogiar o ativismo de Campbell, particularmente a sua campanha The Diversity Coalition, que defende a diversidade nas passarelas.
Icons of British Fashion
Até 30 de junho de 2024, Blenheim Palace, Oxfordshire
A muito aguardada exposição Icons of British Fashion, que acontece de 23 de março a 30 de junho de 2024 no Blenheim Palace, em Londres, apresenta um alinhamento de designers e marcas de classe mundial, com cada maison a ocupar uma das mais importantes salas daquele palácio. Cada espaço, ao longo do percurso do visitante no edifício, com 300 anos de existência, prestará homenagem a um ícone da moda britânica, começando no Grande Salão, com desenhos expostos pela falecida Dame Vivienne Westwood e pelo parceiro criativo Andreas Kronthaler.
“Temos uma história muito rica na moda britânica. Fomos anfitriões de muitos desfiles de moda, sessões fotográficas e desfiles com a presença da alta sociedade e da realeza. O nosso palácio é o cenário perfeito para mostrar o impacto duradouro da moda britânica na cena mundial ao longo dos anos”, assim se lê no comunicado de imprensa. Além da impressionante variedade de designers lendários, a mostra também celebra o próprio ícone da moda britânico Sir Winston Churchill. Este ano celebra-se o 150.º aniversário do nascimento de Sir Winston Churchill, razão por que, durante esta importante exposição, os visitantes podem ver um dos fatos originais de Churchill, Siren Suits, gentilmente cedido pela Turnbull & Asser, bem como uma nova versão do icónico fato de caldeira e um boné para fumadores concebido por Steven Jones. A próxima exposição irá celebrar a moda desde o passado até aos dias de hoje e contará com desenhos feitos à medida e empréstimos de alguns grandes nomes do mundo da moda. Os nomes confirmados incluem: Barbour, Bruce Oldfield, Jean Muir, Lulu Guinness, Stella McCartney, Stephen Jones Millinery para Christian Dior, Temperley London, Terry de Havilland, Turnbull & Asser, Vivienne Westwood e Zandra Rhodes.