São cinco os ícones do design italiano, agora reeditados e personalizados, apresentados na exposição imersiva concebida pelo arquiteto espanhol Guillermo Santomà na loja principal da Gucci — na via Monte Napoleone, em Milão —, por ocasião do Salão do Móvel 2024. Esta seleção especial já está à venda online, em gucci.com.
O projeto Gucci Design Ancora nasce a partir de uma ideia do Diretor Criativo da Gucci, Sabato De Sarno, e tem a co-curadoria de Michela Pelizzari. Storet, de Nanda Vigo para a Acerbis (1994, reedição 2020), Clessidra, Portaluppi Pattern Project, de Nicolò Castellini Baldissera (bisneto de Piero Portaluppi), feito a partir de um desenho icónico de Piero Portaluppi, editado pela cc-tapis (2024), Parola, de Gae Aulenti e Piero Castiglioni para a FontanaArte (1980), Le Mura, de Mario Bellini para a Tacchini (1972, reedição 2022) e Opachi, de Tobia Scarpa para a Venini (1960, reedição 2021), são as peças constantes deste projeto de design único.
“Com Design Ancora, a Gucci não se limita a celebrar velhos ícones, mas, antes, cria novos”, explica Michela Pelizzari, fundadora da agência criativa P:S, sediada em Milão. “A aura que emana da marca destaca cinco peças de mestres italianos que são perfeitas do ponto de vista do design, mas menos conhecidas do público em geral”. Os objetos escolhidos representam a idade de ouro do design italiano, recordando-nos a importante relação entre designers e marcas, artesanato e produção industrial. Todos os objetos são reeditados em Rosso Ancora, o vermelho escolhido por De Sarno para marcar o início do novo capítulo criativo da Gucci.
Gucci Design Ancora pode ser visto na loja principal da Gucci, na Via Monte Napoleone, 7, em Milão. Em todas as divisões, as paredes curvas em verde – uma cor escolhida por Sabato De Sarno – contribuem para esbater as fronteiras e criar um espaço metafísico em que cada objeto aparece por si só, apresentado como uma ideia e não como um mero produto. “Se tivéssemos colocado os objetos todos juntos, teríamos criado uma sala de estar. Em vez disso, decidimos eliminar os limites impostos pela forma como utilizamos estas peças e criar uma espécie de limbo”, explica Guillermo Santomà, conhecido pela sua abordagem multidisciplinar, que funde design, arquitetura, escultura e cenografia. São apenas forma, materialidade, cor”.
A mesma abordagem visual é aplicada às montras da Via Monte Napoleone, 7. Numa delas, um par de Gucci Cub3d – os ténis de edição limitada criados a partir da combinação de elementos impressos em 3D e de Demetra, um material da própria marca — flutuam no ar e rodam sozinhos numa instalação magnética. Noutra, uma impressora 3D é apresentada como um objeto único personalizado pelo próprio Santomà.
Sobre a Gucci
Fundada em Florença, Itália, em 1921, a Gucci é uma das principais marcas de luxo do mundo. Após o centenário da casa, a Gucci continua a redefinir o luxo, celebrando a criatividade, o artesanato italiano e a inovação. A marca faz parte do grupo de luxo Kering, que gere casas de renome na moda, artigos de pele, joalharia e óculos.
Sobre Michela Pelizzari
Michela Pelizzari nasceu em Milão e dedica-se, há mais de 20 anos, à comunicação estratégica e ao desenvolvimento de negócios nas disciplinas do design e da arquitetura. Depois de trabalhar para uma agência de relações públicas e para a Faculdade de Design do Politécnico de Milão, fundou a P:S, uma consultora estratégica sediada em Milão que concebe e desenvolve projetos de comunicação criativa centrados no design. O seu trabalho destaca-se por uma abordagem integrada que considera a comunicação como parte integrante do processo de design.
Sobre Guillermo Santomà
Guillermo Santomà (1984) é um designer que vive e trabalha em Barcelona. Desde que se licenciou em design, Santomà tem trabalhado em diferentes formatos, transitando entre esta disciplina, a arquitetura, a escultura e a cenografia. Santomà utiliza métodos simples e primitivos para alterar objetos familiares num processo constante de deformação, criando ambientes completos. O seu trabalho promove a transformação sistemática das formas de organizar, analisar e transmitir, com objetividade. Na qualidade de arquiteto e designer multifacetado, Santomà pode ser descrito como alguém interessado na forma como um espaço é afetado pela produção de elementos vagamente semelhantes a mobiliário.