É um nome incontornável do mundo do design de interiores, conhecida pela sua abordagem fresca e eclética, pela forma destemida como usa e combina cores, texturas e estilos, pela sua estética lúdica e espontânea. Kelly é, também ela, um ícone do estilo, seguida por milhões de fãs no Instagram, atraídos pelo seu visual, que cruza padrões ousados, joias extravagantes e silhuetas sofisticadas.
Kelly Wearstler Interior Design é sinónimo de estilo de vida luxuoso e o seu trabalho abraça desde o design de interiores residencial, de hotelaria e comercial até coleções de móveis, iluminação, tapetes, revestimentos, roupa de cama, acessórios para a casa e peças de arte. Kelly (1967, Myrtle Beach, EUA) mudou o rosto do design americano contemporâneo — o que já lhe rendeu um lugar na lista dos 100 melhores arquitetos e designers de interiores da revista Architectural Digest, entre outras nomeações de relevo. A sua abordagem única e vibrante é reflexo de muitas influências, das viagens à arquitetura, da moda à literatura e à arte, e todas confluem em cada projeto, do mais extraordinário, em escala e nível de requinte, ao mais minimalista, incluindo-se aqui as colaborações com marcas conhecidas. A forma como tudo dialoga é o espelho de uma mente ativa, atenta e curiosa.
O seu nível de sofisticação não se estende apenas aos projetos de interiores, de design ou de arte, mas faz parte do seu próprio modo de vida, do seu estilo singular, o que já lhe valeu mais de dois milhões de seguidores no Instagram, que, além de procurarem novas ideias nos espaços publicados, procuram inspiração nos visuais sempre sofisticados de Wearstler.
A sua carreira arrancou no final dos anos 1990, quando fundou a empresa KWID, sediada em Los Angeles. Os primeiros projetos cativaram muitas atenções pela utilização inovadora de materiais e uma estética lúdica e rebuscada. A sua interpretação dos espaços fez dela, rapidamente, a designer de eleição para clientes de alto perfil que procuravam uma abordagem fresca e pouco convencional ao universo dos interiores de luxo. Um dos momentos-chave para Wearstler aconteceu com o projeto de interiores do hotel Viceroy Santa Monica (1999), porque refletia a sua extraordinária capacidade de misturar elementos contemporâneos com detalhes vintage. Este sucesso conduziu a muitas outras adjudicações, incluindo o redesenho de hotéis icónicos como o Tides South Beach, em Miami, e o BG Restaurant, sediado no Bergdorf Goodman, em Nova Iorque.
Além do design de interiores, Kelly Wearstler alargou a sua influência a outras iniciativas relacionadas com a disciplina. Criou uma linha de mobiliário e acessórios para a casa, em linha com a sua filosofia de design eclético. Empreendedora multifacetada, Wearstler também escreveu vários livros, incluindo Modern Glamour: The Art of Unexpected Style e Rhapsody, publicações reveladoras do seu trabalho e um olhar sobre o seu processo e filosofia criativos.
É, ainda hoje, uma pioneira no mundo do design e da arquitetura de interiores e uma fonte de inspiração para os profissionais e os entusiastas da área. A sua capacidade de ultrapassar os limites e criar espaços com tanto de visualmente deslumbrante como funcional consagrou-a um ícone do design do nosso século. “O estilo pessoal e as coleções de Kelly Wearstler tornam a sua assinatura instantaneamente reconhecível e a própria Kelly um fenómeno do design“, escreveu a Vogue Living.
Esta forma de interpretar os espaços, a sua leitura sobre o lugar, advém da paixão em criar uma narrativa cativante, que não é indissociável da sua própria história e das suas experiências. Os conceitos, quase sempre com um quê de provocatório, e as camadas, materialidade e narrativas expressivas, características do seu portefólio catapultaram-na para um patamar por poucos alcançado. Ao estúdio, junta-se a Kelly Wearstler’s Gallery, uma evolução natural decorrente das muitas colaborações com artistas emergentes e consagrados na criação de peças personalizadas para clientes particulares e projetos de hotelaria. Este palco privilegiado tem vindo a dar a conhecer artistas de todo o mundo e é hoje uma plataforma fundamental para todos os que querem estar a par das novidades do mundo artístico.
A sua imagem é reflexo da sua forma de estar e da capacidade de absorver tudo o que vê e ouve, tudo o que a rodeia, mais do que qualquer tendência. É, como disse uma vez, “uma questão emocional”. É famosa a sua coleção de ténis Nike Air Force 1 e conhecida a sua paixão por feiras de roupa vintage, que ela combina com marcas de topo como Off/White, Balenciaga, Palm Angels ou Givenchy. Disciplinada, acorda todos os dias às seis da manhã, faz desporto e dedica o resto do seu dia às muitas reuniões com clientes, visitas a fornecedores e aos lugares onde os novos projetos estão a nascer ou em fase de conclusão. “Adoro como cada dia pode ser completamente diferente do outro; é esta variedade incrível que mais me inspira e me mantém alerta”, disse à Wallpaper.