A Relais & Châteaux já anunciou os 12 novos membros da distinta associação, entre eles e o Hotel Vermelho, em Melides, que engrossa esta importante lista composta por hotéis e restaurantes, com propriedades em África, Estados Unidos, Europa, Caraíbas, China e Austrália.
Christian Louboutin, criador da marca de alta-costura epónima, alimentou uma paixão pelo sul de Portugal durante mais de 20 anos, em particular pela tranquilidade e a paisagem especial de Melides, numa das costas mais procuradas pelo turismo nacional e internacional. Esse amor pelo sul do nosso país conduziu o designer à idealização e conceção do Relais & Châteaux Hotel Vermelho, inaugurado em 2023, uma propriedade tradicional cuja lindíssima fachada azul-céu está decorada com elementos em cerâmica do escultor Giuseppe Ducrot – numa alusão a um interior que tem tanto de barroco como de alegre, com decoração assinada por Madalena Caiado. Neste hotel, o proprietário convida os hóspedes a viverem em pleno la vie en rouge, tendo chamado os melhores artesãos e alguns dos seus amigos artistas para contribuírem para a sua estética, por via da criação de apliques em estuque, frescos e ilusões de ótica fascinantes. Tipicamente portugueses, mas inspirados pela cor preferida de Louboutin, os azulejos vermelhos que revestem o pavimento do bar foram produzidos na famosa fábrica Azulejos de Azeitão.
O hotel foi também decorado com mobília, antiguidades e objetos da coleção privada do proprietário. Os seus 13 quartos e suítes, a maioria dos quais dispõe de um terraço com vista para o jardim e a piscina, apresentam um estilo próprio e original. O restaurante Xtian serve uma gastronomia portuguesa cheia de sabor, tipo bistrô, com o recurso a ingredientes locais.
“Estou muito satisfeito por ver estas doze propriedades juntarem-se à Relais & Châteaux, que vêm complementar os estabelecimentos na nossa coleção. Cada um destes novos membros partilha da nossa paixão por autenticidade e terroir, pois comprometem-se a realçar, partilhar e preservar a herança culinária, cultural, arquitetónica e natural das suas respetivas regiões”, afirma Laurent Gardinier, Presidente da Relais & Châteaux.