É a joia da indústria portuguesa, como se lhe referiu o site Deezen. Fundada, em 1824, por José Ferreira Pinto Basto, tem sabido manter-se sempre atual, sem prejuízo da sua história e é hoje um notável ativo patrimonial. Para assinalar o seu 200.º aniversário, a Vista Alegre tem planeadas muitas iniciativas e já deu a conhecer a peça do ano – Prato Calendário –, que revela, na sua decoração, um conjunto de elementos ilustrativos da história da marca.
O arranque oficial do programa foi marcado pelo lançamento do Prato Calendário deste ano, a primeira peça a ser produzida pela VA com o selo do bicentenário. A marca portuguesa mais internacional assinalou, no dia 5 de janeiro, o arranque das comemorações dos seus 200 anos, na cerimónia que teve lugar na unidade fabril, em Ílhavo. A sua história irá ser comemorada no decorrer de 2024, facto que envolve todos os portugueses, artesãos e artistas da marca num extenso abraço festivo que se prolonga até 2025.
“O evento, realizado em plena fábrica de porcelana, foi testemunhado por Nuno Terras Marques, presidente do conselho de administração da Vista Alegre e do Grupo Visabeira, pelos administradores da Vista Alegre Nuno Barra, Teodorico Pais, Paulo Pires, Alda Costa e Carlos Costa, aos quais também se associaram João Campolargo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, José Ribau Esteves, presidente do Município de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024, e diversos colaboradores da Vista Alegre”, assim lemos no comunicado à imprensa.
Ao Prato Calendário, a primeira peça do ano a ser produzida na Vista Alegre, e a par com as muitas iniciativas pensadas para a celebração destes 200 anos de sucesso, excelência e de dedicação e investimento no património artístico e cultural português, juntar-se-á um conjunto de outras peças que honram a memória da VA, “fazendo a ponte entre o passado, o presente e o futuro da marca”. Todas as peças produzidas e lançadas no decorrer de 2024 terão o selo dos 200 anos da Vista Alegre! “A identidade celebrativa dos 200 anos da Vista Alegre, através da incorporação do símbolo do infinito, comunica que a marca continuará a fazer história, projetando-se no futuro.”
Do conjunto de ações previstas no âmbito das comemorações, a marca destaca a exposição no Palácio Nacional da Ajuda, o lançamento de quatro selos comemorativos, a exposição no Museu Vista Alegre, o lançamento da música oficial dos 200 anos, um documentário produzido para televisão sobre a história da Vista Alegre, o lançamento do livro comemorativo dos 200 anos, entre muitas outras, a serem comunicadas ao longo do ano.
Sobre o Prato Calendário
O colecionável Prato Calendário de 2024 alude ao bicentenário da Vista Alegre e assinala, em simultâneo, “a transitoriedade do tempo e a intemporalidade da criatividade e da arte”. O Prato Calendário Duck Time “projeta-nos no futuro ao evocar momentos emblemáticos da história da marca”. O pato, a figura central deste colorido Prato Calendário, ave migratória e símbolo de viagem, espírito destemido e resiliente, alude também à mascote que, conta-se, serviu de modelo aos primeiros artistas da Vista Alegre. Este pato saiu da imaginação da dupla formada por Alessandro Lecis e Alessandra Panzeri, do coletivo ALE+ALE, sediado em Paris. Como pano de fundo, em movimento perpétuo e sob o olhar atento de José Ferreira Pinto Basto, elementos figurativos e simbólicos compõem uma narrativa multicronológica que se desenrola num mesmo espaço. Dos camelos, que transportaram a produção de porcelana para os núcleos urbanos, ao primeiro corpo de bombeiros particular, da introdução do futebol em Portugal ao empreendedorismo comercial do empresário fundador da fábrica e seus descendentes, representado pelos vários navios mercantes.
A identidade dos 200 anos da Vista Alegre
Este ano de festa prevê, ainda, toda uma comunicação “baseada em texturas matéricas oriundas dos contextos de produção das peças – pastas, vidrados líquidos, aparas”, entre outros, “refletidos nos diferentes suportes usados pela Vista Alegre, e estes “irão conviver com um conjunto diversificado de desenhos e pinturas desenvolvidos pela manufatura, que, neste legado de 200 anos, se tem caracterizado pela delicadeza da pincelada dos nossos artistas”.
Sobre a Vista Alegre
A fábrica de porcelana Vista Alegre, fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro, tem sabido, ao longo do seu percurso, manter a ligação à história e à vida cultural portuguesa como poucas, enaltecendo-a, valorizando-a, o que lhe granjeou a notoriedade internacional de que hoje goza. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis.
Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações da Vista Alegre Atlantis.
O bom design da marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro capta a atenção todos os anos dos mais prestigiados prémios de design internacionais, dos quais se destacam os German Design Awards, LIT (Light in Theory), Good Design Chicago, Innovative Interiors, European product Design Awards, IF, German Innovation Awards, Architecture Masterprize, German Brand Awards, entre tantos outros, em países como Alemanha, Estados Unidos da América e Itália, contando, assim, com um considerável número de prémios na história da marca.
Sobre as parcerias
Grandes nomes do design contemporâneo, da pintura, escultura, arquitetura, literatura e outras formas de arte têm emprestado o seu talento a muitas criações da marca. Siza Vieira, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Ross Lovegrove, Marcel Wanders, Jaime Hayon, Malangatana, Sempé, Brunno Jahara, Claudia Schiffer, Sam Baron, a marca francesa Christian Lacroix e a insígnia Oscar de la Renta, são alguns dos artistas e designers que se associaram à Vista Alegre. Os serviços VA são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo. A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais. Em outubro de 2018 a Vista Alegre foi distinguida pela Comissão Europeia com o prémio ‘Regiostars’, um galardão que gratifica os melhores projetos de política de coesão na União Europeia, privilegiando projetos inovadores e de boas práticas de desenvolvimento regional.