Designada “Fragile Beauty: Photographs from the Sir Elton John and David Furnish Collection”, esta exposição inédita, montada em parceria com a Gucci, decorrerá de 18 de maio de 2024 a 5 de janeiro de 2025 na Galeria Sainsbury, V&A South Kensington.
A Galeria Simon Sainsbury do museu V&A (Victoria & Albert, Londres) é simpaticamente conhecida como a “Daylit Gallery” devido à generosa quantidade de luz natural que recebe através do teto translúcido e ondulado. Este espaço, originalmente um vazio exterior entre edifícios que proporcionava luz do dia e uma área de serviço, mas sem meios para expor peças, foi reconfigurado numa zona de galeria, sede da aguardada exposição “Fragile Beauty: Photographs from the Sir Elton John and David Furnish Collection”.
Elton John, conhecido colecionador de fotografia — a sua segunda paixão logo a seguir à música —, é detentor de uma coleção de sete mil imagens, juntamente com o marido, David Furnish, que apresenta muitos dos grandes fotógrafos, eventos e celebridades do século XX. A mostra que a galeria do V&A irá revelar ao mundo esta primavera, em Londres, agrupa uma seleção de mais de 300 fotografias, de pelo menos 140 fotógrafos, sendo a maior exposição do género que o museu organiza até à data.
Fragile Beauty abrange um registo fotográfico que vai dos anos 50 até aos dias de hoje e inclui retratos dos músicos de jazz Miles Davis e Chet Baker, bem como da atriz Marilyn Monroe, além de incluir momentos históricos, do movimento dos direitos civis ao ativismo contra a sida. Os curadores da iniciativa criaram oito secções temáticas que englobam a moda, as celebridades, o corpo masculino e a fotografia americana.
“Desde que emprestámos, pela primeira vez, uma seleção de fotografias de Horst ao V&A em 2014, a nossa relação com o museu cresceu significativamente”, referiram Sir Elton e Furnish a um meio de imprensa. “Fragile Beauty eleva a nossa colaboração a novos patamares, apresentando alguns dos fotógrafos mais estimados e imagens icónicas da nossa coleção. Estamos muito entusiasmados por poder partilhar esta exposição com o público.”
A mostra é comissariada por Duncan Forbes, diretor de fotografia do V&A, bem como por Newell Harbin, diretor da The Sir Elton John Photography Collection, e Lydia Caston, curadora do projeto de exposição do V&A.
“É uma enorme satisfação podermos trabalhar com Sir Elton John e David Furnish para apresentar os destaques da sua coleção: desde o lúdico e surpreendente até ao contemplativo e atencioso”, acrescentou Forbes.
A seleção sem paralelo dos principais fotógrafos do mundo relata a história da fotografia moderna e contemporânea, a descobrir em Londres, a partir de 18 de maio.