A designer francesa, vencedora na categoria Best in Innovative com o primeiro lugar nos Couture Design Awards 2023, é conhecida pelo colorido das suas joias. A coleção deste ano, uma homenagem aos mestres joalheiros italianos e aos emblemáticos pilaretes venezianos, apresenta-se em três versões de ouro e esmalte pavimentado com diamantes dispostos em padrões circulares.
O estilo irreverente de Marie Lichtenberg cruza a sensibilidade francesa e as influências do resto do mundo, sobretudo as da ilha Martinique, lugar de nascimento da mãe. As correntes de ouro-coco, com fechos de medalhão arrojados, celebram a emancipação na cultura crioula, uma tradição transmitida ao longo das gerações — Marie recebeu o primeiro medalhão da mãe quando era ainda adolescente, despertando o seu apreço pelo valor emocional das joias. Anos depois, Marie gizou o primeiro esboço de um medalhão de amor numa visita à Índia, seduzida pelas cores vibrantes do país, pela herança espiritual e pelas tradições de ourivesaria mais ancestrais. Esta viagem transformadora deu origem ao projeto Marie Lichtenberg Fine Jewelry e daqui resultou uma coleção de love locks em correntes de ouro reciclado de 18 quilates feitas à mão em Itália, cordões de seda mauli com pérolas da Índia e contas do Gana tecidas à mão com pedras preciosas. A esta, juntou brincos, pendentes, amuletos e pulseiras com novos acabamentos em ouro, bem como uma linha sempre em evolução de correntes e cordões, cada um desenvolvido segundo uma abordagem intransigente no que respeita à qualidade.
A designer, que colabora hoje com alguns dos melhores ateliês do mundo, em estreito diálogo com os maiores especialistas em esmaltagem manual, guilhoché e ciselure, lapidadores de diamantes e artesãos especializados em acabamento em ouro-coco, não cessa de surpreender. E cada uma das suas coleções é uma provocação à imaginação.
Toy Story
Caprichosa e singular, a mais recente coleção de Marie Lichtenberg assenta a sua particularidade numa série de simpáticas personagens que servem de musas para um design de joias distinto. A campanha revela imagens que não só mostram a coleção, como também celebram a individualidade de cada peça. Fotografada pelo talentoso Bruno Staub, esta linha brinca com a atração magnética dos opostos e irradia sentido de humor sem se desviar da mestria e do rigor dos detalhes intrincados.
O emblemático locket da designer, o colar Orb e o anel de noivado Box podem ser vistos ao lado de um pendente Scapular com diamantes e rubis; um rato gigante usa um anel em forma de ferradura e um dálmata ostenta um colar de malha rivière com diamantes.