Os relógios com hora mundial, cuja complicação se revela extremamente útil para todos os que viajam com frequência, distinguem-se facilmente graças aos seus dois discos móveis, que indicam simultânea e continuamente a hora nos 24 fusos horários. Os modelos com hora mundial produzidos entre 1930 e 1960 atingiram há pouco tempo valores absolutamente incalculáveis.
A origem do sistema de hora mundial remonta aos anos 30, quando o relojoeiro de Genebra Louis Cottier (1894-1966) inventou uma engenhosa complicação que permitia ver num relance os 24 fusos horários do mundo. Esta complicação foi uma verdadeira revolução, pois coincidiu com um período de grande crescimento das viagens aéreas e das comunicações internacionais. Nos anos 50, a complicação da hora mundial foi alvo de uma nova evolução com o aparecimento do disco com o nome da cidade. Este disco tornou-se a caraterística distintiva dos modelos World Time da Patek Philippe. Graças a um engenhoso mecanismo patenteado em 1999, o utilizador pode corrigir simultaneamente todas as indicações da hora mundial em incrementos de uma hora, bastando para isso premir o botão às 10 horas.
Um exemplo claro destas peças produzidas entre as décadas de 1930 e 1960 é a referência 5230P da Patek Pillippe, lançada em 2022. Este relógio de beleza e tecnologia sublimes, combina, pela primeira vez, uma caixa em platina com uma bracelete e um mostrador azuis. A caixa, com 38,5mm de diâmetro e 10,23mm de espessura, apresenta uma luneta estreita polida à mão e as asas distintivas. O mostrador desta peça de relojoaria é azul e caracteriza-se por um centro decorado com um novo padrão circular em guilhoché à mão. Os indexes de horas aplicados em ouro completam o mostrador.
Na periferia do mostrador encontram-se os dois discos rotativos da cidade e das 24 horas, que permitem o controlo simultâneo e permanente da hora em cada um dos fusos horários existentes. No coração do relógio bate um movimento mecânico de corda automática, calibre 240 HU, visível através do fundo de caixa em cristal de safira.