A orquídea é, desde há 20 anos, um reservatório inesgotável de descobertas em termos de longevidade cutânea, descobertas estas que têm vindo a ser reveladas pelo Orchidarium®, o centro científico Guerlain dedicado a esta flor extraordinária. Rainha do reino vegetal com 30.000 espécies, a orquídea é a quintessência da linha de cuidados excecional Orchidée Impériale da maison.
“A Guerlain abre um novo capítulo na sua história com base num importante desenvolvimento científico no domínio da biologia quântica aplicada às células da pele, abrindo um novo caminho para o rejuvenescimento cosmético.”
Uma viagem fascinante ao coração do infinitamente pequeno: a escala dos biofotões. Os fotões são quantum de energia e constituintes elementares da luz. Graças à extraordinária Orquídea Gold Nobile potenciada, a nova joia Guerlain, Orchidée Impériale Gold Nobile, oferece um efeito de rejuvenescimento amplificado, realçando os sinais visíveis de juventude e luminosidade da pele.
O MUNDO DOS MUITOS PEQUENOS, UM NOVO POTENCIAL PARA O REJUVENESCIMENTO COSMÉTICO
No mundo científico, existem vários domínios de investigação quântica, com descobertas recentes — a mecânica quântica, a física quântica, a química quântica e a biologia quântica — que se debruçam sobre o comportamento da matéria a um nível muito pequeno e são o fundamento das tecnologias ultra-potentes de hoje e do futuro. Estes trabalhos de investigação foram recentemente galardoados com os prémios Nobel da Física e da Química.
As recentes e reconhecidas descobertas no domínio específico da biologia quântica estão a abrir novos horizontes na cosmética. Depois da biologia celular e molecular, a investigação Guerlain aventurou-se, pela primeira vez, no domínio da biologia quântica, para novas aplicações possíveis nas estratégias de rejuvenescimento cosmético.
DESCOBERTA DE GUERLAIN: A RELAÇÃO ENTRE A EMISSÃO DE BIOFOTÕES PELAS CÉLULAS DA PELE E A SUA SENESCÊNCIA
Foi descrito que as células emitem biofotões ou UPE (Ultra-Weak Photon Emission) a um nível invisível a olho nu. Sabe-se, ainda, que os fibroblastos, as células da pele que produzem colagénio, perdem as suas capacidades com a senescência, o processo natural de envelhecimento das células. A qualidade da matriz da pele degrada-se, o que demonstra o aparecimento de sinais visíveis de envelhecimento, como rugas, perda de firmeza e de luminosidade.
Agora, e pela primeira vez, a Guerlain estudou in vitro e mediu a emissão de biofotões entre células jovens e células velhas (senescentes) da pele (fibroblastos), em colaboração com uma equipa de biofísicos da Universidade de Palacký, que fornecem as tecnologias apropriadas necessárias para medir a UPE num contexto biológico. Este estudo demonstrou diferenças significativas na UPE entre células cutâneas jovens e senescentes, estabelecendo uma conexão com a juventude celular. Foi também demonstrado que estas diferenças são ampliadas quando as células são sujeitas a stress oxidativo.
Um resumo destes resultados foi, entretanto, publicado na conferência da Sociedade Americana de Biologia Celular (American Society of Cell Biology ASCB) em dezembro de 2023.
UMA ORQUÍDEA PRODIGIOSA COM PROPRIEDADES NOTÁVEIS
Com base no seu vasto conhecimento das orquídeas através do Orchidarium®, a Guerlain selecionou a orquídea Gold Nobile, Dendrobium Nobile, pelo seu nome botânico.
As espécies de Dendrobium representam um dos géneros mais importantes de orquídeas e são utilizadas há mil anos. As plantas e os seus constituintes foram amplamente submetidos a investigações sobre os seus efeitos farmacológicos que relatam o seu potencial inegável para o tratamento de patologias relacionadas com a idade.
Originário dos Himalaias, o Dendrobium Nobile pode combinar vários mecanismos de fotossíntese para aumentar a sua energia vital. A sua luminosidade imaculada é notável. Em comparação com uma orquídea branca clássica, difunde 68% mais luz intensa, como demonstrado por um teste instrumental em comparação com a Phalaenopsis amabilis.
SOBRE O SÉRUM ORCHIDÉE IMPÉRIALE GOLD NOBILE
É o primeiro passo deste ritual. Graças à sua fórmula com 95% de ingredientes naturais, atua como um poderoso difusor de luz. A arte da formulação do sérum é levada ao mais alto nível com um pó à base de aminoácidos de origem natural cuja estrutura cristalina hexagonal confere um toque aveludado e cremoso. A sua textura é aveludada e fresca, algo que se sente mal é aplicada. A sua elevada concentração lipídica, com cinco humectantes e manteiga de karité, ajuda a fórmula a deslizar uniformemente sobre a pele para um conforto duradouro. A fórmula é infundida com micro-pérolas brancas e partículas de ouro de 24 quilates que contribuem para iluminar a tez após a aplicação.
SOBRE O CREME ORCHIDÉE IMPÉRIALE GOLD NOBILE
É a quintessência de um produto de cuidado prodigioso numa fórmula composta por 94% de ingredientes naturais. A sua base lipídica é enriquecida com um emoliente tipo-ceramidas, combinado com uma elevada concentração de esqualeno, em perfeita harmonia com a pele. A sua base aquosa contém quatro humectantes que favorecem a hidratação. É ainda enriquecido com um precioso complexo de partículas de ouro de 24 quilates e um duo de madrepérolas multi-refletoras que se funde instantaneamente com a pele, melhorando a difusão da luz sem acrescentar brilho excessivo.
O resultado? Uma textura dourada com um acabamento transparente e luminoso. Dia após dia, a pele transforma-se, visivelmente mais luminosa e jovem.