A 18ª Maratona do Gelo Antártica, que aconteceu em dezembro passado a apenas algumas centenas de quilómetros do Polo Sul, no sopé das montanhas Ellsworth, contou com 52 homens e 14 mulheres naquela que é uma das corridas mais desafiantes, remotas e inóspitas do planeta.
Entre os participantes alinharam na partida o Diretor Geral da Divisão de Relógios da Montblanc, Laurent Lecamp, e o Montblanc Mark Maker, Simon Messner. Laurent é um atleta experiente em trilhos e maratonas, mas esta foi a primeira vez que Simon experimentou esta distância lendária. Simon tinha, no entanto, uma vantagem, porque o seu amor pelo montanhismo faz com que esteja familiarizado com as condições climatéricas extremas e o terreno árido que a dupla iria encontrar. Correndo juntos, com Laurent a ditar o ritmo, cruzaram a linha da meta, de mãos dadas, em 4 horas e 29 segundos, conquistando o sétimo lugar – um feito duplo.
Além deste esforço atlético, juntos testaram também um dos mais recentes relógios lançados pela Montblanc – o 1858 Geosphere 0 Oxygen South Pole Edição Limitada. Um relógio que não poderia ser mais adequado para Simon, pois foi criado em homenagem ao seu pai, Reinhold Messner, que foi a primeira pessoa a escalar todos os 14 picos mais altos do mundo e o primeiro a cruzar o Polo Sul a pé – uma viagem que empreendeu em 1990, percorrendo 2.800 km em 96 dias.
Montblanc 1858 Geosphere 0 Oxygen South Pole Edição Limitada
O Montblanc 1858 Geosphere 0 Oxygen South Pole Edição Limitada faz parte da série Zero Oxygen da Montblanc que foi concebida para resistir a condições extremas e evitar embaciamento e oxidação. O relógio apresenta o mostrador glaciar da maison que, nesta edição, surge na cor turquesa. Este tom azul lembra a cor dos icebergues e do gelo glaciar encontrados no Polo Sul. Do ponto de vista técnico, o mostrador leva quatro vezes mais tempo a ser produzido do que um mostrador padrão, mas resulta numa maior profundidade e luminosidade.
Este relógio de edição limitada a 1990 peças é alojado numa caixa ultra leve de titânio de 42 mm e é acompanhado por uma bracelete cónica intercambiável e uma pulseira de tecido cinzento. É alimentado pelo calibre de manufatura da maison MB 29.25, que apresenta uma complicação de Horas do Mundo e uma reserva de marcha de 42 horas. O mostrador exibe os hemisférios Norte e Sul com dois globos tridimensionais que giram no sentido anti-horário. Uma gravação especial em 3D da Aurora Australis adorna o fundo da caixa, completando o relógio que cativou exploradores e entusiastas de relógios.