O restaurante Vila Foz – 1 estrela Michelin -, do Vila Foz Hotel & SPA, no Porto, estreia novos menus de degustação que exploram a frescura do Atlântico e a intensidade dos sabores da terra, segundo a criatividade do chef Arnaldo Azevedo.
Os dois menus de degustação, o Maresia e o Novo Mundo, apresentam agora novos pratos e ingredientes. A valorização da gastronomia portuguesa continua em destaque nas novas propostas do chef, que junta aos sabores tradicionais da cozinha portuguesa a sua visão ousada.
A localização do Vila Foz Hotel & SPA é privilegiada e inspiradora. A partir do restaurante Vila Foz, é possível ‘sentir’ o sabor do mar. Com o menu Maresia, o chef dá destaque aos peixes e mariscos da costa portuguesa, com propostas que oferecem uma experiência marcada pela frescura e o aroma do Atlântico. Os novos pratos respeitam os produtos de época e incluem o sabor marinho das ostras da Ria Formosa, a riqueza do robalo e a textura única do polvo. Neste menu, o chef destaca o Salmonete com Ouriço do mar e Ervilha lágrima, uma sugestão que engloba as várias texturas do oceano, com a doçura das ervilhas.
No menu Novo Mundo, vegetariano, o chef é o guia de uma viagem de redescoberta ao melhor que a terra nos dá. Aqui, os legumes são a personagem principal, mas os sabores tradicionais da cozinha portuguesa não são esquecidos, o que o tornam igualmente interessante para aqueles que não seguem uma alimentação exclusivamente vegetariana. As novidades incluem cogumelos, um prato que enfatiza os sabores típicos da região da Bairrada, e um arroz cremoso de algas, que introduz neste menu o lado marítimo que o chef tanto aprecia.
“As novas propostas dos menus Maresia e Novo Mundo, foram inspiradas nos ingredientes de época, os mais apropriados para construir uma experiência que se quer única no paladar, pela sua frescura e sabor intenso. Claramente, o mar continua a ter um forte destaque no Vila Foz, seja através do menu Maresia, que tem apenas um prato de carne, ou até mesmo o Novo Mundo, que sendo vegetariano, tem também um toque marítimo, através de ingredientes como as algas”, explica o chef Arnaldo Azevedo. “Procurámos ainda inovar com combinações inusitadas, que não sendo óbvias, são familiares no paladar, refletindo a essência da gastronomia portuguesa”, conclui.
O Vila Foz Hotel & SPA é a ponte entre um passado histórico e a elegância e modernidade dos nossos dias, a apenas 20 minutos do centro da cidade do Porto. O restaurante está aberto para jantares de terça-feira a sábado, entre as 19h30 e as 22h30.