Foi recentemente celebrada mais uma noite dedicada à gastronomia portuguesa, com a 15ª edição dos ‘Prémios Mesa Marcada’, um momento importante na carreira do chef Gil Fernandes, responsável pelo restaurante Fortaleza do Guincho, que vê assim reconhecido o seu talento, e o seu trabalho de vários anos, com a arte de reinterpretar receitas tradicionais portuguesas, numa abordagem moderna e muito pessoal.
Gil Fernandes tem vindo a dar cartas no cenário da gastronomia nacional e o seu percurso não deixa margem para dúvidas: trabalhou ao lado de chefs com três estrelas Michelin antes de chegar ao Guincho — entre eles, Johnny Bower, na Holanda, o icónico Martin Berasategui, no Lasarte ou Rasmus Kofoed, no Geranium, na galeria dos Melhores Restaurantes do Mundo, dos 50th Best — e, ao regressar a Portugal, integrou a equipa do chef Hans Neuner, com duas estrelas Michelin, no Ocean (Vila Vita Parc). É um dos mais talentosos e promissores chefs da gastronomia nacional, estando desde 2018 à frente do restaurante de um dos hotéis mais bonitos do país, a Fortaleza do Guincho, na praia com o mesmo nome, em Cascais. Dirigido por Petra Sauer desde 2004, o restaurante do hotel conta com uma estrela Michelin, numa combinação de talentos, onde se incluiu o de Petra, cuja visão e contributo para a gastronomia portuguesa, ao apostar num jovem com ideias próprias e uma cozinha cheia de caráter e personalidade, foi determinante. Na cerimónia dos prémios do ‘Mesa Marcada’, Gil Fernandes partilhou, orgulhoso, o prémio com a sua equipa e com todos os que trabalham com ele, e reconheceu a Fortaleza do Guincho como “uma grande escola da gastronomia portuguesa”, de onde têm saído ao longo dos anos aqueles que são hoje alguns dos melhores chefs nacionais. E Gil Fernandes é um deles!
“Este prémio é o reconhecimento de muitos anos de esforço, dedicação, fé, foco e de acreditar em algo que nos transcende. Mas acima é o resultado de trabalho, trabalho, trabalho… não só meu, mas de toda a minha equipa e de todos aqueles que vestem esta camisola. Agradeço-lhes, de coração, a sua entrega incondicional. Juntos, continuaremos este caminho incrível pela vanguarda gastronómica”, disse, emocionado.
Os Prémios Mesa Marcada, promovidos pelo blogue homónimo de Miguel Pires e Duarte Calvão, distinguem anualmente os maiores protagonistas da gastronomia nacional, em várias áreas e categorias desde 2008.
Até meados de março, a Fortaleza do Guincho está encerrada para um refresh dos quartos e do restaurante, bar e áreas comuns, que também vão ser totalmente renovados. O regresso promete uma Fortaleza mais aberta e luminosa e um novo menu a dar as boas-vindas à Primavera.