Inaugurado no dia 1 de novembro de 2023, o Angama Amboseli oferece uma nova experiência de safári no Quénia num dos últimos habitats dos Super Tusker de África.
O Angama Amboseli foi oficialmente inaugurado no coração do santuário Kimana, no Quénia, um dos últimos refúgios para os elefantes Super Tusker do continente. Dando continuidade ao conceito de “safári lento” defendido pela sua propriedade irmã, Angama Mara, o lodge apresenta dez suítes inspiradas nos elefantes, usando uma combinação de lona, cimento, ratã e até esterco de elefante, com tons neutros e terrosos acentuados pelos tons de verde e vermelho da paisagem. A nova propriedade oferece acesso exclusivo a uma área do Quénia conhecida pela sua paisagem exuberante e a notável densidade de vida selvagem, tudo ancorado pelas vistas incomparáveis do icónico Monte Kilimanjaro, o pico mais alto de África.
“Um oásis dentro do ecossistema de Amboseli. A experiência de safári é um complemento perfeito, com as planícies abertas do Maasai Mara, e será um acréscimo gentil a qualquer itinerário para a África Oriental. Estamos muitos felizes por trazer a marca de hotelaria Angama para este canto do país e por fazer parceria com a Big Life Foundation e os proprietários de terras da comunidade local para manter esta frágil área de conservação”, disse Steve Mitchell, CEO e cofundador da Angama.
O Angama Amboseli é o complemento ideal para uma experiência de safári do Angama Mara, proporcionando uma aventura mais suave e íntima, garantindo a máxima privacidade aos hóspedes. O novo lodge, onde toda a atenção aos detalhes é visível, é facilmente acessível a partir de Nairóbi, da costa queniana e do Angama Mara, através do aeródromo particular da propriedade, pela pista de aterragem do Parque Nacional Amboseli e por via rodoviária.
O lodge
Situado numa floresta de Fever Tree, onde ainda é possível ver alguns dos elefantes Super Tusker remanescentes de África, o Angama Amboseli oferece dez suítes espaçosas, incluindo dois conjuntos de casas familiares interligadas, cada uma com vistas ininterruptas do Monte Kilimanjaro, desde o quarto até à casa-de-banho.
Apresentando uma nova abordagem ao design de lodges de safári, cada suíte foi projetada como um santuário particular, com um armário de bebidas personalizado, sala do mordomo, escrivaninha e uma área de vestir que une o quarto ao WC, com lavatório e chuveiro duplos. As portas de tela do chão ao teto conduzem a um pátio privativo com uma área de estar e um duche exterior. Um conjunto de cadeiras de baloiço ao ar livre, uma assinatura do Angama, convida os hóspedes a relaxar e a admirar a beleza natural do Kimana Sanctuary e das vistas do Monte Kilimanjaro.
Os hóspedes do Angama Amboseli podem desfrutar de refeições flexíveis, dentro e fora, na área central de hóspedes, com um conceito gastronómico desenhado pela chef Sarah Saleheen, do Boho Eatery, um restaurante focado em alimentos conscientes e sustentáveis em Nairóbi, com um espaço para reuniões noturnas ao redor da fogueira. Os estúdios próximos abrigam uma loja de safári, sala de jogos, galeria de arte, estúdio de tecelagem e um estúdio fotográfico para captar as cenas icónicas de Amboseli.
Um ponto de vista único para apreciar a localização impressionante do lodge é a piscina de borda alta, idealmente situada para a observação da vida selvagem e das montanhas. Com um bebedouro especial, na parte de baixo, a piscina foi projetada especialmente para dar de beber às manadas de elefantes residentes que frequentemente visitam a área.
Embora a piscina infinita do Angama Amboseli ofereça algumas das melhores vistas, a nova Mnara, ou torre de observação, promete uma panorâmica do lugar de 360 graus, especialmente dos elefantes e de outros animais selvagens que deambulam no pântano próximo. À semelhança dos exclusivos ‘safáris de pijama’ matinais para testemunhar o nascer do sol sobre Kili ou o rastreio dos Super Tuskers com bebidas ao pôr do sol, o Mnara é uma das experiências mais memoráveis que mostram a beleza natural do Quénia e das suas paisagens.
A experiência
Um dos destaques do Kimana Sanctuary é a presença dos Super Tuskers, elefantes com presas tão grandes que quase tocam o chão e pesam mais de 30 quilos cada, um fenómeno raro em África. Estas criaturas magníficas têm por hábito pastar perto do lodge e são um atrativo para aqueles que procuram uma das experiências mais inspiradoras de vida selvagem do planeta.
O Angama Amboseli oferece não apenas esta possibilidade, a de uma experiência verdadeiramente íntima com os elefantes, como os direitos exclusivos de travessia e observação irrestrita de animais selvagens no Kimana Sanctuary, que possui a maior diversidade de habitat e densidade de vida selvagem da região. Os hóspedes podem aventurar-se em safáris que dão a conhecer uma infinidade de pássaros e outros animais, incluindo girafas, zebras, búfalos, gnus, avestruzes, javalis, hienas e até leões e leopardos, liderados por uma equipa de guias experientes.
Por estar localizado perto do Parque Nacional Amboseli, os visitantes também podem embarcar em excursões de meio dia ou de um dia inteiro no Parque Nacional, onde é possível avistar grandes manadas de elefantes, leões, chitas, hipopótamos, flamingos e muito mais, o que ainda inclui piqueniques em locais privados reservados a quem se hospeda no Angama.
A saber
O Kimana Sanctuary faz parte de uma rota migratória secular que conecta o Amboseli National Park às Chyulu Hills e ao Tsavo West National Park. Este corredor de vida selvagem forma um “ponto de inflexão” único entre terras agrícolas e um cruzamento rodoviário ativo, mostrando as complexidades da conservação moderna e a coexistência de seres humanos e vida selvagem.
O lodge é parceiro da Big Life Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada à conservação do ecossistema da Grande Amboseli, trabalhando em estreita colaboração com as comunidades locais para garantir um equilíbrio harmonioso entre a vida selvagem e as pessoas. Esta parceria com a Big Life visa a proteger essa pequena parcela de terra, a parte mais valiosa do corredor de vida selvagem, que é vital para todo o ecossistema. Os hóspedes têm a oportunidade de visitar a sede da Big Life para saber mais e testemunhar os esforços de conservação em ação. O trabalho da Big Life em Kimana e no ecossistema de Amboseli é apoiado pelo Sheldrick Wildlife Trust, uma das organizações de conservação mais importantes do Quénia.