A Vista Alegre escolheu os eventos Maison&Objet e Ambiente para revelar a sua coleção comemorativa dos 200 anos da marca. Esta longevidade notável será devidamente celebrada ao longo do ano, estendendo-se até 2025. Além das diversas iniciativas planeadas para marcar esta história exemplar, a Vista Alegre lançará uma série de peças que homenageiam a sua memória, estabelecendo uma ligação entre o passado, o presente e o futuro da marca. Presente em duas das feiras internacionais mais importantes, Maison&Objet em Paris e Ambiente em Frankfurt, a Vista Alegre escolheu esses momentos para apresentar, pela primeira vez, as peças comemorativas dos 200 anos. A Maison&Objet ocorreu de 18 a 22 de janeiro, em Paris, com a presença destacada da Vista Alegre no hall 7. Já a Ambiente, em Frankfurt, está programada para acontecer de 26 a 30 de janeiro, com a Vista Alegre marcando presença no pavilhão 12.1.
Entre as peças em destaque, destacam-se o “refrescador” Os Discípulos de Rosseau, com uma decoração executada pela seção de pintura e manufatura da Vista Alegre, com destaque para a pintura manual realizada por diversos artistas da manufatura. Outra peça notável que transcende o tempo é o Fruteiro Ronlet, uma réplica presente no Museu Vista Alegre, ganhando vida nas celebrações dos 200 anos. Na categoria de Cristal e Vidro, o frasco 1824 impressiona com elementos alusivos à história da marca. O serviço de mesa Herança, que destaca a pintura manual, e o serviço 200 Anos, que nos leva numa viagem pela evolução do logótipo da Vista Alegre, são igualmente notáveis. Entre os artistas convidados, merecem destaque Nicolas de Crécy, com a bandeja Brigue Trocador, Cyril Pedrosa com Os Trabalhadores, Lorenzo Mattotti com Nell’Acqua e OS GÉMEOS com A Ilha do Pôr-do-Sol.
Por seu turno, a Bordallo Pinheiro, que integra o Grupo VA, também marcou presença na Maison&Objet de 18 a 22 de janeiro, com as suas mais recentes criações. Outra grande feira onde a Bordallo Pinheiro se vai apresentar é igualmente na feira Ambiente, em Frankfurt.
As duas grandes novidades apresentadas nestes certames são a nova coleção de copos Carmen e Gudrun, a mais recente coleção de mesa by Claudia Schiffer.
Carmen traz-nos a leveza e a alegria dos dias de sol, que podem ser quando quisermos, desde que tenhamos um copo Carmen na mão! Já Gudrun, uma homenagem à mãe de Claudia Schiffer, respira o ar fresco do campo, o restolho das folhas e de todos os tons quentes de outono com que os campos se pintam. Peças inspiradas e concebidas com a ajuda da mãe Natureza, continuando o trabalho naturalista do mestre Raphael, evidenciam o detalhe do trabalho da manufatura e o rigor na interpretação do mundo natural.
Para além destas novidades, os visitantes poderão ainda apreciar coleções como The Meaning, Jarra com Lagostas, Frutos Tropicais, Flora, uma vasta coleção de Sardinhas, Couve, Couve com Lavagante, e Prato Painel, entre outras.