A India Art Fair regressa à sua 15ª edição em 2024 com um número recorde de expositores, uma nova secção de Design e um programa alargado a toda a cidade.
É a principal plataforma de exposição de arte moderna e contemporânea da Índia e do sul da Ásia e acontece de 1 a 4 de fevereiro de 2024, no NSIC Exhibition Grounds, em Nova Deli. Organizada em parceria com a BMW Índia, a India Art Fair 2024 é a maior edição até ao momento, com 100 expositores, incluindo 71 galerias, sete estúdios de design e a participação de importantes instituições de arte regionais. A feira recebe 26 novos expositores, incluindo dez participantes institucionais do sul da Ásia pela primeira vez, como parte da sua missão de celebrar e apoiar ainda mais o ecossistema artístico da região.
A secção Design inaugural da feira recebe designers e estúdios pioneiros, abrangendo móveis colecionáveis, joias e tecidos, com um particular destaque enfoque nas intervenções contemporâneas no artesanato tradicional. Com base no crescimento do mercado de arte indiano e da economia em geral, a edição de 2024 da feira também conta com a maior participação internacional até ao momento, com a presença de 18 galerias e instituições internacionais, bem como a de vários líderes de organizações artísticas globais confirmados para participar no Programa de Palestras da feira, garantindo que este certame tão importante seja, mais uma vez, um ponto de encontro global para colecionadores, curadores e profissionais de arte, fortalecendo o diálogo cultural e os laços com o cenário artístico internacional mais amplo.
Jaya Asokan, diretora do evento, comenta: “A 15ª edição da India Art Fair acontece num momento muito empolgante, tanto para o cenário artístico do sul da Ásia como para o mercado, com artistas da região participando em talks internacionais como nunca antes aconteceu. À medida que continuamos a crescer enquanto plataforma artística, mantemos o foco na nossa missão: a de ampliar as vozes dos artistas mais empolgantes da região e a de apoiar a expansão da criatividade do sul da Ásia. Além disso, estamos muito entusiasmos com a estreia da nossa primeira secção de Design e com o facto de acolhermos uma diversidade de talentos criativos de toda a Índia e da região em geral”.
GALERIAS EM DESTAQUE
A India Art Fair 2024 apresenta algumas das galerias contemporâneas mais importantes da Índia, ao lado de nomes internacionais consolidados, com a exibição de obras-primas raras e de obras contemporâneas, bem como com a mostra de exemplos extraídos do património artístico tradicional do sul da Ásia.
Entre as principais galerias indianas contemporâneas em agenda estão a Vadehra Art Gallery, Nature Morte, a Exhibit 320, a Latitude 28, a Blueprint12 (todas em Nova Deli), a Galerie Isa, Project 88 (em Mumbai), a Emami Art, a Gallery Art Exposure (Calcutá), a Archer Art Gallery, Iram Art, ZOCA (em Ahmedabad), entre muitas outras.
Entre as galerias internacionais que regressam à feira encontram-se a Galleria Continua (San Gimignano / Beijing / Les Moulins / Habana / Roma / São Paulo / Paris / Dubai), Marc Straus, Aicon e Aicon Contemporary (todas em Nova Iorque), a 1×1 Art Gallery (Dubai), Neugerriemschneider (Berlim) ou a Grosvenor Gallery (Londres).
O DESIGN DO SUL DA ÁSIA
A importante feira de arte apresenta ainda a sua primeira secção de Design em 2024, destacando a empolgante cena de design contemporâneo que está a surgir no sul da Ásia. A secção apresenta edições limitadas e design colecionável feito à mão por estúdios que homenageiam e redefinem a tradição secular do artesanato na região. Reconhecendo a força do seu talento local, bem como o crescente interesse global na Índia como destino de design, os participantes do projeto inaugural incluem: Vikram Goyal (Nova Deli), que traz objetos de latão de design colecionável que traduzem o rico legado de excelência artesanal da Índia em desenhos contemporâneos que repercutem na região e no exterior; Atelier Ashiesh Shah (Mumbai), que transcende os limites da arte, do design e da arquitetura, inspirando-se na cultura indiana e na filosofia tribal para criar objetos colecionáveis por meio da colaboração com artesãos; Rooshad Shroff (Mumbai), em colaboração com T. Venkanna, que mostrará os esboços do artista traduzidos em incrustações de mármore e inseridos em móveis de madeira; Studio Renn (Mumbai), especializado em joias colecionáveis que combinam materiais alternativos, como cimento, ouro e diamantes; de Gournay (Londres / Paris / Nova Iorque / São Francisco / Los Angeles / Beirute / Xangai), conhecida pelas edições especiais de papéis de parede bordados e pintados à mão; e Karishma Swali & Chanakya School of Craft (Mumbai), que exibirá trabalhos interdisciplinares artesanais em grande escala usando uma variedade de técnicas de bordado.
O FUTURO NASCE DA COMISSÃO DE ARTE
Marcando oito anos de parceria, a India Art Fair e a BMW India expandem a escala da The Future is Born of Art Commission, criada para colocar a arte e os artistas indianos numa plataforma global. Com base nos dois anos anteriores da Comissão, em que os artistas vencedores tiveram a oportunidade de projetar envelopes de carros BMW exibidos na feira, em 2024, o artista vencedor será contratado para criar uma instalação imersiva com o BMW i7. Com foco no tema “Forwardism”, a instalação do artista vencedor será orientada para o futuro e apresentará uma visão criativa única para um mundo mais sustentável. A Comissão atesta a crença partilhada da BMW Índia e da India Art Fair no poder da arte, da criatividade e da inovação na construção de um futuro coletivo sustentável.
ALÉM DA FEIRA
A India Art Fair está no centro de um Programa Paralelo que terá um mês de duração, no qual galerias, instituições e coleções locais organizam exposições e eventos especiais em toda a cidade, dando visibilidade ao seu vibrante ecossistema cultural. Os destaques das galerias incluem: a primeira exposição individual de Alicja Kwade na Índia, apresentada pela Nature Morte; a mostra de pinturas figurativas sombrias da estrela em ascensão Zaam Arif, apresentada pela Vadehra Art Gallery; apresentações do icónico modernista Nandalal Bose e do artista de instalações contemporâneas Jayashree Chakravarty, pelo Akar Prakar, entre tantas outras. Juntamente com a feira, a Indian Ceramics Triennale também acontece em Nova Deli, com alguns dos nomes mais brilhantes da escultura no sul da Ásia, incluindo Parag Tandel, Deepak Kumar e Ankon Mitra. Agora no seu terceiro ano, o Programa de Jovens Colecionadores da India Art Fair continua a concentrar-se naqueles que estão no início das suas jornadas de colecionadores, com vista a criar um futuro duradouro e um crescimento sustentável para o mercado de arte indiano em expansão. Com base nas edições anteriores, o programa deste ano incentiva os jovens colecionadores a envolverem-se com jovens artistas de fora das capitais urbanas da Índia por forma a promover um sentido partilhado de comunidade pan-indiana entre a próxima geração de patronos.