No mundo automóvel, a busca incessante pela trilogia perfeita – elegância, inovação e desempenho – volta a atingir um novo fôlego em 2024, prometendo não apenas carros novos, mas experiências sobre rodas que transcendem a mera locomoção. E quase todos elétricos. Dos impressionantes avanços tecnológicos ao design que desafia as expetativas, cada detalhe revela engenharia apaixonante e luxo sem limites.
Maserati Quattroporte
Trata-se de um novo gran tourer que será, a partir do próximo ano, a única berlina da Maserati. Nessa altura, o Ghibli sairá de cena, assim como a atual geração do Quattroporte, que terá como sucessor este quatro portas 100% elétrico que irá adotar o sufixo Folgore. Este novo bólide mima o seu condutor com um V-6 biturbo de 424 cv e um chassis com ajuste desportivo. Com um design exterior elegante, destaca-se entre os sedãs de luxo pela aparência agressiva e detalhes de design. Com arquitetura STLA do Grupo Stellantis, será oferecido exclusivamente com motorizações elétricas a bateria, prevendo-se que a versão principal seja equipada com um sistema de transmissão duplo ou mesmo trimotor com mais de 746 kW.
Lexus TX
Irmão gémeo do Grand Highlander da Toyota, novidade também no próximo ano, pois partilha a sua plataforma, este TX apresenta detalhes luxuosos. A versão básica é o TX 350 movido por um turbo-4 de 2,4 litros com 275 cv. A tração incide nas rodas dianteiras como padrão, contudo, a tração integral pode ser adicionada. Os recursos-padrão incluem assentos aquecidos, ajuste elétrico de oito posições para o condutor e passageiro dianteiro e acabamento em couro no volante. Serão disponibilizados três motores diferentes, incluindo dois híbridos – um dos quais é plug‐in. A versão mais potente é o TX550h+, que usa o motor V-6 de 3,5 litros e o sistema híbrido plug‐in para gerar 406 cv de potência, que se prevê ter uma bateria capaz de alimentar o SUV durante 50 km antes de precisar de ser recarregado. A tecnologia-padrão inclui ainda um painel de instrumentos digitais de 7” e ecrã de infoentretenimento de 14”, além de Apple CarPlay, Android Auto sem fio e carregador de telefone sem fio.
Porsche Taycan Turbo GT
A Porsche está a lançar uma versão mais desportiva do Taycan, apontando a sua “mira” ao Tesla Model S Plaid. Além do visual mais agressivo, este novo modelo poderá superar os 1000 cv. Retratado em testes em Nürburgring, este elétrico apresenta motorização e chassis atualizados orientados para a estrada. Na frente, os faróis integram-se com um arranjo de ventilação de refrigeração remodelado para direcionar o ar para os travões e para a eletrónica do trem de força. Além da capacidade de curva do Taycan, a Porsche atualizará os seus motores elétricos. A atualização intermediária será introduzida em toda a linha Taycan e incluirá faróis LED de matriz mais avançada com um padrão de luz mais brilhante e preciso. Prevê-se ainda um sistema de infoentretenimento atualizado.
Cadillac Celestiq
O novo carro superluxuoso feito à mão da marca apresenta um valor que corresponde à sua exclusividade, pois não haverá dois Celestiq iguais, já que serão adaptados às especificações de cada cliente. Não possuindo motor de combustão, usa a plataforma elétrica Ultium da GM, embora a bateria de 111 kW e outras peças, como a transmissão final dos motores elétricos, sejam específicas do carro. O Celestiq apresenta 600 cv de potência e 868 Nm de torque dos dois motores. De acordo com a Cadillac, a bateria fornece 480 km de alcance, carregando a 200 kW, podendo-se assim recuperar 125 km em apenas dez minutos num posto de carregamento rápido. Com vários recursos de luxo, um sistema de suspensão extremamente sofisticado e uma série de peças impressas em 3D, o Celestiq está pronto para impressionar. A começar por um painel de instrumentos que é essencialmente um display digital gigante. O teto, um painel de vidro inteligente electrocrómico, pode ser ajustado de transparente a opaco, o que permite a cada passageiro controlar o seu cantinho do céu.
Rolls-Royce Spectre
A marca britânica está a elevar o seu espírito de luxo a um novo patamar com o coupé Spectre totalmente elétrico. Movido por um trem de força 100% elétrico que consiste em dois motores elétricos que produzem 577 cv de potência combinados e 900 Nm de torque, tem uma autonomia estimada de cerca de 420 km por carga. A Rolls-Royce instalou a suspensão adaptativa para garantir uma condução adequadamente isolada em todos os solavancos. Extremamente silencioso, o habitáculo oferece espaço para quatro pessoas com assentos em ambas as filas e, além da atração principal de noite estrelada, característica da marca, os painéis das portas do Spectre destacam-se pelas pequenas luzes LED a brilhar na área ao redor dos apoios de braços. Redefinindo, mais uma vez, o conceito de luxo, a marca permite personalizar o Spectre como se desejar.
Bentley Continental GT
Trata-se de um grand tourer que oferece uma condução luxuosa e confortável, fazendo com que viagens longas pareçam mais curtas. Projetado para se destacar na estrada, está equipado com um motor V-8 ou W-12, ambos turboalimentados para máxima potência. O veículo é capaz de fazer curvas como um carro desportivo sem prejuízo de uma condução confortável que esconde as imperfeições da estrada. Os ajustes de estilo para 2024 incluem novas opções de rodas de 22” para o acabamento Azure, detalhes externos em cinza-escuro no modelo Speed e um novo acabamento opcional em cor escura para o acabamento da grade de alumínio. O interior do Continental GT é revestido de couro aromático e luxuoso e folheados de madeira finos, sendo quase tudo personalizável. Os designers da Bentley pensaram em todos os detalhes, caso dos botões de controlo habilmente recartilhados e acabamentos dos bancos com costura dupla com padrão de diamante. O Continental GT oferece um ecrã de infoentretenimento de 12,3”. Os recursos Apple CarPlay e Android Auto são padrão, assim como um display digital que permite ao condutor gerir a maioria das funções do carro com os controlos no volante.