Recentemente, a Vacheron Constantin prestou homenagem à Alta-Costura, um universo estritamente codificado, rigorosamente disciplinado e imaginativo, com o qual mantém uma estreita afinidade. A escolha dos relógios da coleção privada da maison veio destacar a forte ligação entre a Alta Relojoaria e a Alta-Costura. Na exposição realizada na boutique Vacheron Constantin de Lisboa, essas peças revelaram-se testemunhos da criatividade feminina que a manufatura tem cultivado ao longo de mais de dois séculos.
Esta rara exposição apresentou dez modelos do museu da marca suíça, procurando representar a evolução da moda e o papel das mulheres na sociedade ao longo do tempo. Nesse contexto, a maison estabeleceu uma inédita parceria com o Museu Nacional do Traje, que também explorou os seus arquivos em termos de vestidos e acessórios que representassem tão bem o espírito das épocas passadas quanto os relógios apresentados.
Desde meados do século XX, as maisons de Alta-Costura são governadas por um conjunto de regras que regulamentam todas as suas atividades, desde a criação de peças no atelier até aos desfiles de moda. Essa disciplina rigorosa naturalmente estimulou a imaginação das maisons, dando origem a um universo completo de estilo, luxo e qualidade. Da mesma forma, os seus equivalentes na Alta Relojoaria, como a Vacheron Constantin, aderiram a uma série de princípios que asseguram que os seus relógios resultem de uma fusão entre arte e conhecimento.
A Vacheron Constantin e a Alta-Costura partilham a dedicação à qualidade irrepreensível, associada à criatividade e a uma abordagem artesanal característica dos ofícios artísticos. Não se pode mencionar essa proximidade sem destacar o universo feminino, um domínio privilegiado de expressão na Alta-Costura e a personificação da sensibilidade artística da Vacheron Constantin ao longo de mais de dois séculos.
Alta Relojoaria Feminina
Desde os primórdios da história, as mulheres demonstraram interesse pela relojoaria, muitas vezes procurando aprimorar os seus adornos com objetos por vezes incomuns, mas geralmente concebidos como autênticas joias. No entanto, os aspetos práticos desses itens não foram negligenciados, como comprovado pelos diversos resultados notáveis, como os relógios de calendário criados especialmente para senhoras. Os primeiros exemplares dessa categoria, presentes na Coleção Privada Heritage da maison, remontam a 1812.
A herança da Vacheron Constantin: um tesouro vivo e inspirador
As coleções Heritage da Vacheron Constantin, que abrangem mais de 1.300 peças, testemunham o notável impulso criativo no campo dos relógios femininos. A primeira referência histórica data 1815, apresentando um relógio de bolso em ouro amarelo com uma caixa finamente gravada, adornada com um motivo floral realçado por granadas. A maison iniciou assim a manifestação da atenção especial que tem dedicado às mulheres. Sejam relógios funcionais, cerimoniais, joias ou relógios desportivos, os relógios femininos da Vacheron Constantin sempre souberam captar as tendências artísticas e adaptá-las às vestimentas da época, às mudanças no estatuto social das mulheres, aos seus desejos e até aos seus caprichos mais exóticos. Desde 1800, têm continuamente influenciado as criações mais bem-sucedidas da maison.
Dois séculos de criatividade numa só exposição
Para ilustrar estes dois séculos de relojoaria no modo feminino, a Vacheron Constantin selecionou algumas peças das suas coleções Heritage e complementou com peças da época do Museu Nacional do Traje. Tal como um grande costureiro desenha roupa para eventos especiais, a maison selecionou um conjunto de relógios para combinar com o look usado numa gala, na hora do chá, no almoço ou num cocktail, sem esquecer o relógio acessório, objeto indispensável para as pessoas de bom gosto.