A Dior inaugura uma boutique inédita no coração de Lisboa, na Avenida da Liberdade, epicentro da moda e do luxo, onde a elegância francesa casa sublimemente com a arte portuguesa. A fachada do novo endereço da Maison, situado num edifício emblemático, reflete o espírito da arquitetura tradicional portuguesa. São mais de mil metros quadrados, distribuídos por três pisos, num edifício renovado pelo arquiteto Souto de Moura. A artista plástica Joana Vasconcelos assina as duas obras expostas no piso térreo: um painel de azulejos colorido e uma Valquíria suspensa ao longo de toda a extensão da escadaria, em caracol, de vinte metros de altura. De menor dimensão da gizada para o desfile de outono-inverno 2023/24 da Dior, esta peça foi feita à medida para o espaço. A portugalidade continua aqui bem presente, com recantos elegantes completados por obras de Valéria Nascimento, Bruno Ollé e Pedro Calapez.
Numa homenagem à tradição deixada pelo Monsieur Dior, a atmosfera luminosa evoca o icónico n.º30 da Avenue Montaigne. Uma elegância imersa em tons suaves, que mescla audácia e requinte, realçada por mobiliário com toques de branco, marfim e azul. Os distintos mundos da Maison são desvendados através de uma decoração requintada, enaltecida pelos códigos Dior, desde o parquet de Versalhes até aos padrões gráficos do cannage.
No primeiro e segundo andares, é revelada a coleção Dior Cruise 2024 desenhada por Maria Grazia Chiuri. Os looks irresistíveis e os acessórios incorporam os padrões da estação, caso do estampado Butterfly Around the World. Numa poesia quase musical, várias borboletas desdobram as suas asas numa série de criações delicadas, desde saias compridas e malhas envolventes até camisas de sarja de seda, assim como na Lady D-Lite e no Panier Chapeau. Esta experiência imersiva leva-nos ao universo atual da Maison. A vitrine onírica também destaca a linha masculina Dior Spring 2024, idealizada por Kim Jones, reunindo uma seleção de peças ricas no estilo cool londrino, ecoando o movimento Buffalo, de Ray Petri.
A nova boutique está instalada num edifício histórico datado do século XIX, dando a conhecer todo um cenário de sonho, no renovado número 85 da Avenida da Liberdade, em Lisboa.
Imagens: Jonathan Taylor