Apaixonada pelo trabalho que desenvolve, nutre um amor profundo pela arte de decorar desde muito cedo, amor que tem vindo a refletir em cada projeto de decoração festivo, onde o tema do Natal tem sido predominante.
Começou por fazer decoração de festas temáticas no Rio de Janeiro (Brasil), o seu país de origem, entre elas festas de Halloween, de fim-de-ano, nalguns casos em clubes de grandes dimensões, mas também projetos de vitrinismo e de decoração de interiores. “Sempre tive habilidade manual”, conta-nos. “Desde muito nova, ainda criança, dedicava-me a costurar as roupas das bonecas, modelava peças e fazia as minhas próprias fantasias de Carnaval”. Tinha apenas 16 anos de idade, e ainda morava no Rio de Janeiro, a cidade onde nasceu, mas Cláudia Perdigão já decorava espaços como o Costa Brava Clube, marco social da cidade e espaço de charme ao ar livre, debruçado sobre o mar. A sua habilidade natural começou, aos poucos, a cativar atenções e Cláudia foi sendo solicitada para intervir com a sua criatividade, nomeadamente com a execução de montras, de cenários, em festas particulares e de fim-de-ano. O sucesso perfilava-se no horizonte para esta carioca curiosa e atenta, com um dom especial.
Movida por razões familiares, quando chegou a Portugal para morar, já lá vão quase 37 anos, Cláudia Perdigão prosseguiu o percurso criativo e abriu o seu próprio negócio, baseado em jogos individuais de produção artesanal, em tecido, argolas para guardanapo e cestos decorados. Alguns anos depois, fundou a sua empresa de decoração de Natal destinada ao mercado dos centros comerciais, batizada “Agência da Casa”, uma marca de sucesso que já soma 31 anos de existência. “Com ela, fui pioneira no mercado português com decorações temáticas, inovadoras e inusitadas, e estas começaram a seduzir os clientes e a atrair cada vez mais atenções e volume de negócio”. Com o passar do tempo, e depois de conquistar Portugal — e, inclusive, alguns centros comerciais na vizinha Espanha —, Cláudia resolveu reduzir a cadência dos projetos de Natal (estávamos em 2018) e aventurar-se, de novo, em decorações de eventos e festivas, por forma “a ter uma melhor distribuição do meu trabalho ao longo do ano inteiro”. Hoje, confessa-nos, é uma mulher profundamente “realizada e completa, enquanto criativa e designer; gosto muito de trabalhar com criatividade, adoro desafios e, principalmente, de realizar projetos diferenciados com a minha identidade e assinatura”.
O Natal, contudo, não ficou esquecido: “Costumo dizer que quero sair do Natal, mas o Natal não sai de mim”. Apaixonada por presépios, Cláudia desenvolveu ao longo destes últimos 25 anos a sua própria forma de executá-los. Um dos melhores exemplos é o icónico Presépio das Amoreiras, que todos os anos recebe milhares de visitantes, além de muitos elogios. “Não há como não me sentir orgulhosa!”.
Para o almoço de fim de ano do F Club, gizado e organizado pela revista F Luxury, Cláudia apostou “numa decoração elegante e diferente do tradicional”. O evento teve na cor do ano de 2024, o Apricot Crush, o seu ponto alto. “A decoração desta festa tão especial evocou tons suaves de alaranjado, lembrando a suculenta polpa de damascos maduros. É uma escolha perfeita para uma decoração de Natal, pois simboliza energia, calor e otimismo”, explica. E cada detalhe, cuidadosamente planeado, teve como objetivo criar uma experiência única e encantadora, “afinal, tratou-se do encontro de fim de ano do F Club”.
Para esta criativa de mão cheia, a ideia residiu numa premissa: a de que o ambiente atuasse como um lembrete, um colorido reminder de que o nosso espírito de celebração, aconteça o que acontecer, está sempre presente.
Quando lhe perguntamos qual o seu lema de vida, Cláudia Perdigão não hesita: Trabalho e foco. “Estar realizada com a minha carreira artística, convicta de que a criatividade é a expressão da alma, que cada projeto reflete a minha paixão ao transformar espaços em experiências memoráveis e inspiradoras”.
Um sonho a realizar? “Os sonhos são, para mim, infinitos. À medida que criamos, realizamos e desenvolvemos projetos e há novos sonhos que emergem constantemente. A vida torna-se uma jornada repleta de alegria e o essencial é abraçá-la da maneira plena e positiva”.
@claudiaperdigaodesigner
@agenciadacasa.com
www.claudiaperdigaodesigner.com
Por: Isabel Figueiredo