A Montblanc presta uma homenagem ao notável atleta e humanitário através de uma coleção exclusiva de instrumentos de escrita de edição limitada, que narra a sua trajetória desde jovem campeão de boxe até se tornar um modelo inspirador.
Dentro da linha de colecionadores denominada Great Characters (Grandes Personagens), a Montblanc dedica-se a celebrar indivíduos cujas realizações deixaram uma marca duradoura na humanidade e cuja influência perdura até os nossos dias. Poucos atletas alcançaram tamanha celebração e homenagem como o tricampeão mundial de pesos pesados, Muhammad Ali, cujas proezas no desporto e ativismo pelos direitos civis o transformaram numa das figuras mais influentes do século XX. A Coleção Montblanc Great Characters Muhammad Ali™ é uma reverência a um homem que não apenas desafiou oponentes no ringue de boxe, mas também usou a sua mente, carisma e voz como um defensor fervoroso e incansável dos direitos civis, sacrificando uma parte significativa de sua carreira para defender as suas convicções.
Nascido como Cassius Clay (1942-2016) em Louisville, Kentucky, Muhammad Ali iniciou a sua jornada no boxe aos 12 anos, após ter a sua bicicleta roubada e seguir o conselho de um polícia: antes de procurar vingança, deveria aprender a lutar. Aos 18 anos, Ali ganhou destaque global nos Jogos de Verão de 1960, em Roma, ao competir como meio pesado amador e conquistar a medalha de ouro. Apenas quatro anos depois, abalou o mundo do desporto ao tornar-se campeão mundial de peso pesado, no mesmo ano em que adotou oficialmente o nome Muhammad Ali.
Composta por três edições individuais, cada uma representando uma das suas três grandes vitórias (1964, 1974 e 1978) — Montblanc Great Characters Muhammad Ali Edição Especial, Montblanc Great Characters Muhammad Ali Edição Limitada 1942 e Montblanc Great Characters Muhammad Ali Edição Limitada 98 —, o design da coleção Montblanc Great Characters Muhammad Ali destaca diferentes aspetos da sua vida extraordinária e legado duradouro. A estrutura da fita de boxe, enrolada nas mãos do campeão, é uma referência à arte do boxe que Muhammad Ali passou a dominar. Muitas vezes usadas para descrever o seu estilo incomparável no ringue, que combinava leveza com velocidade, as palavras “flutuar como uma borboleta, picar como uma abelha” foram interpretadas no formato do cone pontiagudo da caneta para representar a abelha, enquanto a borboleta pode ser encontrada a decorar a tampa. O clipe da caneta apresenta um cinto semelhante aos concedidos aos campeões, a mais alta recompensa de todos os pugilistas.
Para completar a experiência de escrita, a coleção compreende ainda um Caderno #146 em pele Saffiano decorado com a silhueta de Muhammad Ali numa das suas icónicas poses de vitória, além de uma tinta verde de edição especial.
Através da paixão da Montblanc pelo design e pela maestria artesanal, a Maison compartilha a cativante história de um campeão que não apenas deixou uma marca no mundo do boxe, como também inspirou pessoas pela sua dedicação em ajudar os outros e por defender incansavelmente as suas convicções.