No passado dia 28 de outubro, o designer de moda Nuno Gama assinalou os 30 anos da sua marca com a realização de um desfile independente e aberto ao público, no Castelo de São Jorge, em Lisboa.
Com cerca de 100 looks, o desfile dividiu-se entre a apresentação da coleção Essência Outono-Inverno 2023 e o lançamento da coleção-cápsula que realizou em parceria com o Sport Lisboa e Benfica. A banda sonora do desfile ficou a cargo da Charanga e da Orquestra Sinfónica da GNR, bem como da batida de adufe e a voz de Edgar Valente com o poema “Ser” da autoria do poeta Pedro Freitas.
A coleção Essência, que assinala os 30 anos da marca Nuno Gama, não poderia deixar de ser uma celebração e homenagem da identidade e essência portuguesas, tão características e queridas do criador. Da inquietação de um rei que alterou fronteiras porque decidiu fazer um país, ao trabalho de um artista que cruza influências tão diversas quanto os territórios que os portugueses percorreram pelo mundo.
A coleção combina os habituais códigos de alfaiataria com o humor da marca, cruzando a sobriedade clássica dos blazers e fatos com apontamentos mais arrojados em padrões de forros, emblemas e cortes. Um padrão inspirado nas geometrias do trabalho do artista e Mestre José Guimarães dá vida a blusões de penas e bombers. Surgem ainda armaduras pós-modernas e patchworks multicoloridos, numa paleta onde dominam os tons mais austeros como o preto, cinza e vermelho.
Sobre a coleção-cápsula “Nuno Gama X Sport Lisboa e Benfica”, a mesma assinala o início da colaboração entre duas marcas de renome nas áreas do desporto e da moda, com o objetivo de desenvolver e aprofundar a ligação a públicos mais diversificados.
“Quando o Benfica me convidou para esta colaboração, o entusiasmo foi imediato! Materializava-se a possibilidade de trabalhar com um clube que partilha os mesmos valores de identidade e glória em ser Português. A coleção reflete esse orgulho, tanto na qualidade dos materiais utilizados como na medalha que reinterpreta a Águia, o símbolo maior da sua grandeza. São peças que combinam códigos desportivos com elementos do quotidiano, para se tornarem acessíveis a todos”, afirma Nuno Gama.
Esta foi a primeira vez, em três décadas, que Nuno Gama organizou um desfile em nome próprio fora do calendário da ModaLisboa. Quer pela “maioridade” alcançada pela sua marca homónima, quer pela celebração da portugalidade, o criador de moda está de parabéns! A F Luxury deseja-lhe as maiores felicidades e sucesso.