Através das suas majestosas e grandiosas representações em pastel de alguns dos lugares mais remotos do planeta, a artista americana Zaria Forman acaba por fazer testemunho do impacto das mudanças nas paisagens. Exploradora empenhada e inabalável, tornou-se, por isso, o novo rosto da campanha “One of not many”, da Vacheron Constantin e incorpora, ao lado de Cory Richards, o conceito da coleção Overseas.
Desde 2018, a campanha “One of not many” tem vindo a reunir personalidades que personificam os valores mais estimados pela Vacheron Constantin e que contribuem para o prestígio da marca no seleto mundo da Alta Relojoaria. A artista Zaria Forman junta-se agora a um grupo de talentos que inclui o músico Benjamin Clementine, o designer Ora Ito, o fotógrafo e explorador Cory Richards, bem como a designer de Alta-Costura Yiqing Yin. Tais figuras destacam-se por representarem os ideais que a maison mais valoriza.
“A procura da excelência e o gosto pela aventura, a paixão e a inovação, a elegância e a tradição, a arte e a cultura em todas as suas formas, são os traços que caracterizam o espírito da nossa maison desde a sua fundação em 1755. Esta mentalidade visionária, sensível e exigente reflete-se na abordagem artística e no território expressivo de Zaria Forman. É uma artista com um forte compromisso social, perfeitamente consciente de que a arte transmite emoções e desejosa de partilhar a beleza com o público”, declara Louis Ferla, CEO da Vacheron Constantin.
Como refere a própria Zaria Forman: “Eu não sabia nada sobre Alta Relojoaria e descobri este mundo incrível através da lente da Vacheron Constantin. Fiquei maravilhada com os artesãos que exercem o seu ofício na Manufatura, com a paixão e a vocação com que abordam o seu trabalho e, em particular, com o seu trabalho manual, que me faz lembrar muito o meu próprio ofício: traçar contornos com a ponta dos dedos, desfrutar de uma relação tátil e sensível com o material, através de um processo de criação e transmissão; deixar uma marca pessoal no tempo, que ganha voz. As paisagens que amo e que represento na minha obra ilustram a passagem do tempo e o seu impacto no mundo e na humanidade”.
Zaria Forman é uma artista nascida em Massachusetts em 1982, que atualmente reside em Nova Iorque. Ela é sobretudo conhecida pela sua arte, que retrata paisagens remotas do mundo. Por mais de quinze anos, Zaria viajou extensivamente, documentando paisagens em transformação por meio de fotografias e memórias que posteriormente reproduz em obras de grande escala feitas com pastéis sobre papel. As suas exposições são realizadas em museus e galerias ao redor de todo o mundo.
Durante as suas expedições, Zaria tira milhares de fotos e faz vídeos das paisagens que visita, e depois combina essas imagens com as suas experiências pessoais para criar composições impressionantes. Aplicando pigmentos de pastel suaves no papel, usando apenas os seus dedos ou palmas das mãos, ela cria obras de realismo incrivelmente detalhadas e delicadas.
A arte de Zaria Forman abrange várias exposições notáveis, incluindo a sua participação em Dismaland, um parque de diversões temático de Banksy que abordou questões sociais. Foi também artista residente a bordo do National Geographic Explorer na Antártida e contribuiu para exposições permanentes de arte polar em navios da Lindblad Expedition. Além do seu trabalho artístico, Zaria é socialmente comprometida e uma exploradora incansável. Participou em missões científicas aéreas da NASA, como a Operação IceBridge, que mapeou as mudanças no gelo terrestre na Antártida, Gronelândia e Ártico Canadiano. Zaria utiliza materiais únicos coletados durante tais missões para criar obras que destacam a beleza e a vulnerabilidade do nosso planeta.
Durante as filmagens da campanha “One of not many” filmada na Islândia, Zaria Forman voltou a recolher imagens e memórias pessoais, que constituíram a matéria-prima de uma série de pinturas, obras de vídeo e esculturas, intitulada Fellsfjara, da qual a obra número 3 foi propositadamente criada para a Vacheron Constantin.