Para aproveitar o bom tempo que ainda se faz sentir, a Aston Martin acaba de lançar o novo DB12 Volante. Companheiro do recém-lançado DB12 Coupé – o primeiro da próxima geração de carros desportivos da marca, este modelo descapotável combina desempenho espetacular com as emoções sensoriais irresistíveis da condução com teto aberto. Com elegância incomparável e caráter desportivo, o DB12 Volante é a mais recente adição à ilustre tradição de descapotáveis de alto desempenho da marca de luxo britânica. Neste novo carro, as qualidades intemporais de estilo e habilidade foram revitalizadas por tecnologias avançadas e engenharia de ponta, enquanto a experiência de condução foi aprimorada ao máximo.
Sobre esta novidade, o CEO da Aston Martin, Amedeo Felisa, afirmou: “Para muitos dos nossos clientes, dirigir com a capota aberta é o maior prazer. O Aston Martin Volante captou essa emoção e exprimiu-a num estilo único por mais de seis décadas. Com o novo DB12 Volante mudámos as regras, criando um automóvel que intensifica essas sensações, preservando toda a pureza e capacidades desportivas excecionais do DB12 Coupé. Um raro e verdadeiro descapotável desportivo em todos os aspetos, este é um carro para desafiar preconceitos e encontrar uma nova geração de clientes Volante”.
Desenvolvido em paralelo com seu companheiro DB12 Coupé, o DB12 Volante apresenta os mesmos avanços revolucionários em design, engenharia e tecnologia feitos por esta mais recente evolução da placa de identificação mais distinta da Aston Martin, o que representa uma evolução transformadora.
As credenciais de desempenho deste novo Volante falam por si. A melhor potência da categoria com seu motor 4.0 Twin-Turbo V8 confere ao DB12 Volante um desempenho formidável e uma trilha sonora fabulosa. Afinado pelos engenheiros da marca para fornecer 680 cv/671 cv líderes da categoria a 6.000 rpm e 800 Nm/590 lb⋅ft entre 2.750-6.000 rpm, este excecional motor construído à mão apresenta perfis de comando de válvulas modificados, taxas de compressão otimizadas, turbos maiores e maior resfriamento para alcançar um aumento na produção de 34% em comparação com o DB11. Acelerando de 0-100 km/h em 3,6 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 320 km/h, o seu desempenho é verdadeiramente impressionante.
Quanto ao teto, leva 14 segundos para abrir e 16 segundos para fechar, podendo esta operação ser efetuada em velocidades de até 50 km/h e com vento contrário de 50 km/h. Para maior comodidade e entretenimento agradável, o mecanismo do tejadilho pode ser operado através do comando remoto, desde que se encontre num raio de dois metros do automóvel.
Sem dúvida, trata-se de um carro descapotável com uma capacidade extraordinária. Desempenho intenso e comportamento preciso para encantar o condutor mais exigente, combinados com o prazer inebriante de conduzir com o tejadilho aberto e apoiado pela mais recente tecnologia conectada e pelo espetacular sistema de áudio Bowers & Wilkins com som surround. Ao fornecer o que há de melhor, o DB12 Volante exemplifica a nova era do ultraluxo. Com a Q by Aston Martin, o serviço de personalização disponível para concretizar a visão do cliente para o seu DB12 Volante definitivo, o céu é realmente o limite.
A produção do DB12 Volante terá já começado, com as primeiras entregas programadas para terem início neste quarto trimestre de 2023.