Muito mais do que uma simples coleção de cerâmica, “The Meaning” é uma jornada para um mundo mágico onde a natureza se desdobra em deslumbrantes formas e cores. Um verdadeiro tesouro para quem aprecia a beleza, a arte e a cultura.
Numa parceria inédita entre a Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro, a mistura de técnicas e materiais de cada uma dão vida a uma coleção onde o imaginário é servido à mesa e marca presença em cada detalhe. Assim, numa única peça é possível admirar a leveza da porcelana, enriquecida com a audácia da faiança e a translucidez do cristal. Uma união perfeita!
Na nova coleção denominada The Meaning, surge um jardim secreto onde se encontram labirintos, clareiras, fontes e árvores, com elegantes flores e plantas, cercadas por pássaros e insetos delicados. Este é um lugar de prazer e contemplação, repleto de simbolismo e elementos que continuamente se revelam de novas maneiras e permitem novas interpretações. Através de um conceito que se harmoniza perfeitamente, essa jornada onírica percorre uma variedade de peças feitas de porcelana, cristal e faiança, enriquecendo o mundo imaginário distintivo de The Meaning.
Através deste conceito, a coleção apresenta peças em porcelana, cristal e faiança que de forma harmoniosa apresentam elementos que sugerem outras interpretações. Deste modo, é possível encontrar o naturalismo característico de Bordallo Pinheiro, através da sua “aura misteriosa” representada por fungos, líquenes, insetos e musgo, conjugado com a excelência e a elegância da Vista Alegre. Esta parceria apresenta toda uma série de peças únicas, inspiradas pelo naturalismo, pelos jardins clássicos e geométricos, assim como por elementos decorativos e arquitetónicos encontrados nos mesmos.
Por exemplo, a linha Mesa é inspirada pelos labirintos geometricamente organizados, próprios dos jardins franceses. Já o conjunto Winter Garden, baseando-se em elementos arquitetónicos neoclássicos, demonstra o equilíbrio entre a distinção tradicional e a simplicidade contemporânea, com a sua lapidação fosca vertical sugerindo plissados e drapeados “presos” por um fio de ouro. Por outro lado, a jarra e a caixa Still Life, que apresentam um bouquet de flores em porcelana, são inspiradas pelas naturezas mortas do séc. XVII e nos vasos Império existentes nos jardins. Nestas duas peças, o caracol e a borboleta simbolizam o lar e a metamorfose, respetivamente.
Tal como uma metáfora criada através da transposição dos espelhos de água presentes nos grandes jardins palacianos, surge o espelho de parede Miroir D’Eau. A coleção The Meaning possui ainda outras linhas, onde destacamos peças marcadamente Bordallo Pinheiro, que numa celebração muito bordalliana encontramos abelhas que pousam numa jarra, um rosto de leão que surge na vegetação, uma libelinha mais atrevida que vai explorando o jardim, um bouquet de flores que surpreende ao desvendar uma terrina, uma hera que cresce num centro de mesa. Peças que, através da sua génese naturalista, numa faiança moldada à irreverência de Bordallo Pinheiro, mas com vidrado único, entram nesta coleção como marcos que juntam o interior com o exterior, numa simbiose que está bem presente em toda a coleção.
Cada peça na coleção The Meaning é uma obra de arte por si só, projetada para estimular os sentidos. As texturas, cores e formas criam uma experiência sensorial que convida à contemplação e apreciação. Além disso, a utilidade prática das peças torna esta coleção ainda mais especial, pois não são apenas objetos de decoração, mas também funcionais no nosso quotidiano.
Trata-se de peças que conjugam todo o saber-fazer e a expertise da Vista Alegre, com a originalidade e irreverência da Bordallo Pinheiro, sem esquecer o toque final do cristal superior. Uma colaboração sem igual que representa uma celebração da rica herança da cerâmica portuguesa. Duas marcas embaixadoras do artesanato e da criatividade portuguesa, e a coleção The Meaning vem honrar essa tradição de forma inovadora.